Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
A Cooperativa de Produção do litoral e Agreste Potiguar (COOPA) de Nísia Floresta, inaugurou na manhã desta quarta-feira (12), um novo empreendimento para a região, o entreposto para beneficiamento de mel. O projeto é um resultado de parceria entra a COOPA, BNDES e Banco do Brasil. Na cerimônia estiveram presentes autoridades militares, executivos do Banco do Brasil, vereadores, secretários municipais e o prefeito da cidade. As atividades tiveram início com a execução do Hino Nacional brasileiro e em seguida, discursaram algumas das autoridades presentes.
O entreposto é o novo espaço da cooperativa, que está equipado de máquinas de processamento do pólen, cera de abelhas e outros derivados do beneficiamento de mel. Com o novo maquinário, a COOPA irá melhorar as condições de trabalho e também a comercialização da produção em uma escala maior, desta forma, gerando mais renda e melhorando a qualidade de vida dos produtores da região. Os técnicos, cooperados e associados, estiveram participando de cursos ministrados pelo Sebrae e também pela Emater, com o objetivo de melhorar o conhecimento técnico sobre as abelhas, dicas de como proceder e fazer manutenção no apiário e sobre o cooperativismo.
O projeto também atua com oficinas de artesanato, com fabricação de produtos à base de mel como, shampoos e hidratantes para a pele. Desta forma, a cooperativa emprega e ajuda a melhorar os negócios de centenas de moradores da terra do camarão e de regiões circuvinzinhas.
A COOPA de Nísia Floresta foi fundada em abril de 1998 pelo Coronel da Reserva, Dagoberto Félix Bezerra de Araújo Galvão, que ficou emocionado durante o discurso de abertura. Sobre a realização de mais um sonho, o Coronel declarou: gosto de ajudar as pessoas e ver seu desenvolvimento. Já fiz muitas coisas nessa vida, agora chegou a vez de ajudar aqui. Meu grande desejo é que o Projeto sirva para o desenvolvimento econômico e social dos municípios e que todos envolvidos tenham a preocupação em preservar o meio ambiente”.
Publicidade
Deixe um comentário