Da CoordCoom – CMNF
A Audiência Pública, proposta pelo Vereador Eugênio Gondim, para tratar do uso sustentável dos Parrachos de Pirangi do Sul, realizada na manhã da última quarta-feira, 30 de setembro, na Câmara Municipal de Nísia Floresta contou com a presença dos representantes da Prefeitura Municipal, na pessoa do Secretário Municipal de Meio-Ambiente, Eugênio Filho, do segundo-tenente Kylderi, da Capitania dos Portos, do gerente costeiro do IDEMA, Haynel Pessoa, de Juliana Ramos, do IBAMA, da ONG Oceânica, e de empresários e nativos da região.
Na ocasião, foram discutidos vários pontos que estão gerando conflitos entre empresários e nativos que exploram o turismo nos parrachos. Dentre os pontos discutidos, o que mais chamou à atenção dos presentes foi a distribuição de fichas para a visitação das piscinas naturais.
Para os nativos, a distribuição feita de acordo com o TAC (TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA), elaborado pelo MPF, está desigual. Uma vez que um empresário da região recebe 500 fichas enquanto os nativos e particulares ficam com pouco mais de 30.
Por fim, ficou decidido que esta Casa Legislativa irá oficiar o MPF, que não se fez presente na audiência, para que o TAC seja reaberto e rediscutido para que todos possam usar os Parrachos de Pirangi do Sul cada vez mais de forma proporcional e sustentável.
Publicidade
Deixe um comentário