Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Repleta de tradições religiosas, mais evidentes no período da Quaresma e Semana Santa, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na cidade de Nísia Floresta, realiza mais um momento que marca a piedade popular: a procissão do Encontro. A edição deste ano de 2015 acontece nesta sexta-feira (27). O ritual é um dos mais antigos da cidade e costuma a reunir centenas de fiéis católicos, residentes nas regiões próximas ao Centro.
A paróquia informa que a imagem de Nossa Senhora da Soledade, como ocorreu nos últimos anos, saíra da capela de Todos os Santos, na comunidade do Porto, a partir das 18h. Já a imagem de Bom Jesus dos Passos, vai sair às 18h30 da residência do casal Jeferson e Iranete, localizada no Conjunto Maria Mércia.
Após a caminhada, iniciada nos pontos citados, os grupos de fiéis se encontram em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, no Centro, onde são feitas encenações e pregações referentes às passagens bíblicas.
Para o Padre Erivan Júnior, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim, a procissão do encontro “está diretamente ligada à piedade popular da Via Sacra. Ela contempla o caminho doloroso de Jesus. Neste percurso de sofrimento e dor, Cristo encontra-se com sua mãe, Maria Santíssima, que manifesta um papel de sustentáculo”.
Ao Nísia Digital, o presbítero ainda afirmou que “nós assumimos os papéis de Maria – que se encontra com Cristo, que está no irmão abandonado, precisando de nossa ajuda; e também o de Jesus, que diante de nossos sofrimentos cotidianos, devemos ter a coragem de carregar nossa cruz, na certeza da ressurreição e tendo a intercessão da Virgem Maria”.
O ND acompanha mais esta atividade deste importante período para os cristãos, realizando a cobertura fotográfica.
O ND apoia
Deixe um comentário