MOTIVOS PARA CELEBRAR MAIS UMA VEZ A FESTA DA PADROEIRA

“Nossa Senhora do Ó” Com este título, invocamos nossa Padroeira. “Do Ó”: quer dizer: Nossa Senhora da Expectação, da Esperança. O “Ó” das antífonas do Advento, tempo litúrgico que nos prepara para parte indispensável do acontecimento salvífico: a Encarnação do Verbo Divino. Antífonas rezadas no Ofício Divino a partir de 17 de dezembro até a véspera do Natal: Ó Sabedoria… Ó Senhor… Ó Filho de Davi… Ó Raiz de Jessé… Ó Emanuel…

O nosso povo traz consigo uma tradição lendária, mas muito significativa: acredita-se que a imagem pequena de Nossa Senhora do Ó foi encontrada dentro de uma palmeira com forma de “O”, no local onde hoje está a atual Matriz, onde, possivelmente, passava um rio ou pequeno riacho.

Nossa Senhora do Ò é a Virgem Maria esperando o nascimento do seu Filho. Esta devoção tem origem na Espanha e, de Portugal veio para o Brasil com a colonização. Muitos ficam espantados quando dizemos: somos padres da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Do Ó? Sim do Ó. Mas na Verdade este título foi dado pelas pessoas simples da Espanha e Portugal, devido as invocações rezadas no período de preparação para o Natal, como acima já explicado. Na verdade, a imagem da Padroeira, remete a Virgem Maria grávida (o que é Bíblico e historicamente verdadeiro) na espera de dar a luz o Salvador: a Palavra de Deus que se fez homem. Maria é, portanto a Mulher da Esperança!

Esperando com a Virgem do Ó, desejamos que todos os fiéis desta tão querida Paróquia,“engravidem” da Palavra de Deus, da comunhão, do serviço aos irmãos e a Igreja. Neste sentido, vamos refletir, durante o Novenário deste ano, sobre a Palavra de Deus, a partir da Exortação Apostólica “Verbum Domini” – O Verbo de Deus – do Santo Padre Bento XVI.

As expectativas, dos paroquianos e nossas são as melhores possíveis, apesar de alguns pequenos impasses. A síntese da programação (abaixo) já dá para mostrar o que sonhamos juntos. Para nós, o essencial não será o “estrondo” da festa, mas os frutos da evangelização e da promoção da vida, que haveremos de colher. Sem dúvida, esperamos também a generosidade dos católicos nas promoções, pois temos o som da Matriz para melhorar, o sino para recuperar e o espaço de eventos do Centro Pastoral a cobrir. Tudo isto, porém, é um sonho e está nas mãos de Deus.

Com gratidão pelo empenho de todos, acolhemos a cada um na alegria e na paz.

Pe. José Lenilson de Morais  – Administrador Paroquial
Pe. Fábio Pinheiro Bezerra – Vigário Paroquial
SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO (Em breve divulgaremos a programação completa)

DIA 08 DE DEZEMBRO – Abertura da Festa
18h – Caminhada com os quadros peregrinos saindo do Conjunto Jessé Freire
19h – Missa Solene de abertura da Festa
DE 09 A 17 DE DEZEMBRO – NOVENÁRIO COM CAMINHADAS PENITENCIAIS, CELEBRAÇÕES, QUERMESSE E ATRAÇÕES SÓCIO-CULTURAIS
DIA 10 DE DEZEMBRO – 1ª AÇÃO SAÚDE
DIA 11 DE DEZEMBRO – JANTAR DA PADROEIRA COM IVANILDO DE NATAL (Voz e Violão)
DIA 15 DE DEZEMBRO – VISITA AS FAMÍLIAS COM OS MISSIONÁRIOS DE SANTA CRUZ
DIA 18 DE DEZEMBRO
09h – Missa Solene
10h30min – Batizados
16h – Missa dos Peregrinos
17h30min – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Ó pelas ruas de Nísia Floresta com a participação do Terço dos Homens de Parnamirim

Compartilhe