RECAPITULANDO O I CONGRESSO DA JUVENTUDE

Por Pe. José Lenilson de Morais, especial para o Nísia Digital.

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro do ano do Senhor de 2011, a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, neste Município de Nísia Floresta, realizou o I Congresso da Juventude para pensar e tomar atitudes concretas para a prevenção e o enfrentamento do terrível mal drogas e aliados, tais como a violência, a prostituição e a desestruturação da família. O Congresso teve início no dia 28 às 19h com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz. Após a Eucaristia, os jovens, guiados por seus pastores e seus familiares dirigiram-se a Escola Municipal Yayá Paiva, onde aconteceu um belíssimo louvor com os irmãos da COMUNIDADE SERVOS DA DIVINA MISERICÓRDIA do Rio de Janeiro.

O dia 29 começou com oração e testemunho do Ir. Ricardo Lavra, fundador da referida comunidade. Ainda pela manhã, o Pe. Fábio Pinheiro Bezerra presidiu a Santa Missa, que foi visitada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, o qual dirigiu sua palavra de motivação à juventude. Na parte da tarde deste mesmo dia realizou-se a “Mesa Redonda” com a presença de centenas de jovens, das autoridades locais, de representantes de entidades e instituições civis, de profissionais da saúde psíquica, bem como de pessoas que marcaram a vida do Município como o Juiz Dr. José Ricardo e a Promotora Dra. Danielle. O belo também foi ver padres, pastores e diáconos unidos em prol da juventude. O debate foi respeitoso, mas muito franco (sem maquiagem) de tal forma que, foram dadas várias propostas para o poder público, as igrejas e, principalmente, para as famílias trabalharem nos próximos meses. Um documento será elaborado para que toda a discussão não caia no esquecimento.

Quanto a Paróquia de Nossa Senhora do Ó, uma decisão firme foi tomada em votação, com maioria absoluta: retirar a venda de bebidas alcoólicas de todas as festas dos padroeiros da Matriz e das Capelas. Tal posição foi reiterada no dia seguinte na Missa de encerramento do Congresso.

O Domingo foi marcado por fortes pregações, especialmente do Pe. Valney; como também por profundos momentos de oração e louvor, mas tudo “com os pés no chão”, com a consciência de que uma “gota d’agua” foi jogada ao mar”, “um facho de luz” lançado na escuridão e uma “semente de Misericórdia” nos corações.

Em nome dos organizadores, agradecemos imensamente, a presença, o apoio, o trabalho, a atenção de todos os paroquianos e amigos. Que a gota encha o mar, que a luz ilumine as trevas e que a semente germine nos corações.

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *