PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ENTRAM EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Por Virgínia França, do Portal No Ar.

g1g50x4jo5fjf2laxyp5Os professores que fazem parte da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte estão em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após assembleia na manhã desta terça-feira (28), na Escola Estadual Winston Churchill, em Natal. O que motivou a greve é o não cumprimento por parte do governo estadual de vários itens contidos no acordo firmado nas reuniões de negociações realizadas no ano de 2013.

“Os acordos deveriam ser cumpridos até o dia 31 de outubro de 2013. O tempo passou e cobramos providências do governo para evitar a greve”, explicou o diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte), Ionaldo Tomaz. Ele comentou que há dois anos a titular da Secretaria Estadual de Educação, Betania Ramalho “se nega a nos receber”.

Paralelo a essas cobranças, a categoria votou no dia 10 de dezembro, o indicativo de greve e comunicou a secretária Betania Ramalho. “Eles anunciaram o reajuste salarial de 8,32% como se fosse a salvação da lavoura. Mas não é o nosso ponto de pauta, é o cumprimento de uma lei federal”, detalhou.

Os pontos que não foram cumpridos pelo Estado são a revisão do Plano de Carreira do Magistério, pagamento de uma letra para os professores, redimensionamento do porte das escolas e gratificação dos professores, modificação da portaria 731/2003, permanência da letra quando da promoção vertical, mecanismo de concessão de licenças-prêmios, ajuste do déficit na correção salarial de 2013, complementação na base salarial dos funcionários da educação e a convocação dos concursados.

“As nossas queixas começam desde estrutura física das escolas. Nossa realidade é o sucateamento das escolas em todos os municípios do Rio Grande d Norte. O governo nos deve 17% de aumento do pagamento das letras”, completou.

Ionaldo Tomaz afirmou que a “indicação é que pare todas as escolas, em todos os turnos, tanto professores e funcionários da educação”.

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