Por Luís Carlos Freire, para o Nísia Digital.
Quem nunca assistiu ao espetáculo centenário do BOI-DE-REIS de Nísia Floresta? É simplesmente inesquecível! Cultura popular viva! É ver o Brasil de frente. Tem capeta, tem Birico (interpretado pelo Mestre Canindé), tem Catirina, tem o Jaraguá, tem Gigante, tem Galantes, tem damas, tem o bode… TEM O BOI! A “Rua da Palha”, hoje Vila São João, tem em seu endereço celebridades na mais pura acepção da palavra. O BOI-DE-REIS DA RUA DA PALHA É UMA CELEBRIDADE POR EXCELÊNCIA!
Óbvio que alguns os ridicularizam em detrimento das modernidades. E em nome disso os deixam mofando literalmente, mas eles resistem, pois tem quem lhes dê o verdadeiro estímulo: a palavra, a orientação, o apoio.
Você sabia que o BOI-DE-REIS de Nísia Floresta já se apresentou no FESTIVAL NACIONAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA (SÃO PAULO)? Sabe por quê? Pela genuinidade, pelo empirismo e pela raça contida em todos os seus elementos. No princípio de 1992 o grupo entrou em decadência. Quase foi extinto, mas houve quem o resgatasse e os animasse, tornando-o vivo novamente. Infelizmente não foram as autoridades que o salvaram da extinção. Foi gente comum, que, iguais a tantos, sabe o valor dessa manifestação popular significativa da nossa cultura.
Em nome do Mestre Canindé, saúdo a todos os membros do BOI-DE-REIS de Nísia Floresta!
SALVE O MESTRE CANINDÉ!
SALVE O MESTRE BENEDITO!
SALVE O MESTRE ANTONIO!
Publicidade
Deixe um comentário