Por Redação, do Nísia Digital.
Na manhã de ontem, dia 13, na sede da Secretaria de Saúde de Nísia Floresta ocorreu a posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio de 2013-2015, onde o foi eleito Gilmar Barros, da vigilância sanitária. No total são vinte e quatro componentes sendo dose titulares e dois suplentes. As reuniões do conselho acontecem todas as segundas terças-feiras de cada mês, ocorrendo aleatoriamente um mês na secretaria outro em alguma comunidade e é aberto ao público que queira acompanhar.
Entre eles está nossa colunista, a nutricionista Ana Maria de Morais, que pediu a palavra e fez um discurso citando como deveria ser a postura do conselho e analisando alguns pontos que julgou como pertinentes para o momento. Segue o texto logo abaixo:
Hoje inicia-se uma nova etapa em nossas vidas. Estamos sendo empossados membros do Conselho Municipal de Saúde de Nísia Floresta/RN. Alguns dos membros já vivenciaram passagem por esse ou outros conselhos, para outros será a sua primeira experiência. Porém, acredito que faz-se necessário que todos nós possamos dar as mãos por uma saúde melhor, mais acessível e de qualidade.
É inadmissível que um conselho seja regido por pessoas que pensem apenas num pequeno grupo, ou em si próprios. Confio e acredito na coerência, respeito e honestidade de cada um que aqui está, sejam os titulares ou os seus suplentes. Acredito que pacificamente podemos trilhar metas por uma saúde de qualidade no nosso município. Faz-se ainda necessário usarmos da ética para darmos as mãos junto aos nossos gestores, como também usar da mesma para nos opor caso um dia necessite. A partir de hoje devemos nos lembrar que somos Conselheiros Municipais de Saúde dentro e fora de nossos estabelecimentos de trabalho.
Devemos refletir a cada dia, a cada noite: “o que posso fazer de melhor”? Não somos os “salvadores da pátria”, mas somos representantes daqueles que mais necessitam do SUS. Faz-se necessário refletir quanto as necessidades mais urgentes em nosso município, como por exemplo: uma unidade de saúde na Comunidade do Loteamento Cidade Alta (que já foi aprovada na Câmara Municipal); a Ciclovia para nossos pedestres caminharem com mais segurança e qualidade de vida (em breve será pautada também na Câmara Municipal), melhor acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Dessa forma, somos conselheiros e devemos pensar sempre no melhor para nossa população, que na maioria das vezes é tão carente e necessitada. Gostaria ainda de aproveitar a oportunidade e deixar a minha crítica quanto o sistema de votação para as instituições fazerem parte desde conselho.
Considero lastimável e injustificável uma instituição como a Igreja Católica não ter cadeira neste conselho. Será que motivos religiosos e pessoais fazem parte de critério de votação? Se estudarmos um pouco da história de nosso município veremos a presença da Igreja, pois a mesma está presente nesta cidade desde seus primórdios, só de Paróquia são 180 anos e tanto colaborou com a população carente de nosso povo, principalmente com a Campanha da Fraternidade que iniciou-se a 50 anos atrás e já está em todo o Brasil e diversas partes do mundo.
Portanto, concluo com as palavras de Cristo Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”! (João 10,10). Obrigada!
A seguir segue ainda a lista com todos os representantes e seus suplentes:
Representantes do seguimento trabalhadores da saúde – Titulares: Zenaide Cristiane de Carvalho Santana, Ana Maria de Morais e Carlos José do Nascimento.
Suplentes: José Sidney Ramos Florêncio, Almira Francisca da Silva e Nilson Ricardo da Silva.
Seguimento usuário: Igreja Batista Boas Novas do Conjunto Jessé Freire, Centro Comunitário Maria Augusta de Lima de Mazapas, Clube de Mães de Campo de Santana, Ministério Internacional Emanuel do Conjunto Maria Mércia de Carvalho, Associação das Labirinteiras de Campo de Santana e Associação das Rendeiras de Alcaçuz.
Suplentes: Igreja Católica Matriz do Centro.
Segmento Gestor: Ângela Cristina Nascimento Braz Paiva, Gilmar Matias de Barros e Nathaly Sophia Rocha Phillips David.
Suplentes: Maurício Pinto Muller, Flodoaldo Ribeiro de Moura Filho e Luiz José Gomes.
Publicidade
Deixe um comentário