Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Imagine um turista que vem conhecer os encantos de Nísia Floresta pela primeira, vindo pela BR-101, e se deparando com as pessímas condições da RN-063, estrada que liga o Centro do município às suas belas praias. Com certeza os inúmeros buracos, a falta de acostamentos e deficiências na sinalização, devem fazer com que muitos pense mais de uma vez antes de voltar. Apesar dos diversos atrativos que a cidade apresenta, muitos afirmam que não vale a pena os estresse que passam. Boas estradas contam pontos bastante positivos para aqueles que buscam lazer em uma cidade turística por natureza.
Um grande entrave para solucionar a questão de falta de estrutura dessa importante via é a responsabilidade legal para manutenção e reparo da mesma. A determinação é que o Governo do Estado seja o responsável pela RN-063, mesmo estando dentro de Nísia Floresta e cortando diversos de seus distritos e algumas comunidades. Isso acaba complicando a ação da Prefeitura Municipal. Mesmo assim, já foi presenciado algumas intervenções do poder executivo tem tempos passados e recentemente. Devido a sua idade e desgaste, os “tapa buracos” surtem apenas um efeito com curto prazo de validade.
As últimas informações circularam nos bastidores é que havia inicialmente a possibilidade de vir cerca de 12km de recapeamento para a referida estrada. Depois, seriam apenas 8 quilômetros. Agora, já se encaminhando para o final de 2013, isso dificilmente se concretizará. Quem sabe ano que vem, época de eleições à nível estadual e federal? Isso levando em consideração a difícil situação política da atual governadora, Rosalba Ciarlini.
Entre muitos temas abordados na Câmara Municipal, um me chamou a atenção. Os parlamentares apresentaram a ideia deles se reunirem, juntamente com a prefeita Camila Ferreira para que possam formar uma verdadeira comitiva e cobrar medidas urgentes na RN-063. De fato, nessa situação, a união poderá fazer a força. Vai dar resultado? Muito provavelmente não, pelo complicado momento administrativo que o Estado, mas parte da classe política local estaria, de forma mais incisiva, cumprindo seu papel em relação à este assunto.
Será difícil ver a estrada totalmente recuperada ao menos no trecho entre o Centro e a praia de Barra de Tabatinga, até o final do mandato da atual gestora do executivo estadual. Entretanto, não é impossível. No ano passado, depois de décadas de espera, dois trechos foram contemplados com asfalto novo. Um na praia de Camurupim (sentido Barreta) e outro entre a praia de Barreta e o acesso à praia de Malembar. Esse feito melhorou bastante a vida de que precisava usar a antiga estrada de barro que ali existia, que encurta consideravelmente o percurso até as praias de Camurupim e Barreta, para aqueles que vem da região Central de Nísia Floresta.
Na ocasião em que Rosalba Ciarlini esteve assinando a ordem da serviço para as obras nos dois trechos acima citados, momento este que o Nísia Digital acompanhou e divulgou aos nossos leitores em fevereiro de 2012, ela frisou que boa parta da RN-063 seria recapeada, promessa que é aguardada até hoje por todos os nisiaflorestenses. É importante frisar que na oportunidade foram poucos os quilômetros que receberam investimento do Governo do Estado, que giraram em torno de dois milhões e trezentos mil reais. Para as obras que está sendo abordada nesta matéria, seria necessário um montante muito maior de recursos.
O Nísia Digital está à disposição para acompanhar os poderes executivo e legislativo locais caso decidam realmente levar isso adiante. O ND dará destaque aqueles que realmente se propuserem a galgar melhores condições para essa importante via que passa por Nísia Floresta, pois o nosso turismo precisa de mais estrutura para se desenvolver de fato e isso também passa por bons acessos aos locais mais visitados do município. Esse tema tem sido constantemente citado pelos leitores do ND que interagem conosco através das redes sociais, por isso voltamos a abordá-lo.
Publicidade
Deixe um comentário