Por Redação, do Nísia Digital. Com informações da Assecom do TJRN.
A Comarca do município de Nísia Floresta será a próxima a receber o projeto Expresso Judiciário, instituído este ano pelo TJ-RN. Entre os dias 9 de setembro e 8 de novembro, cerca de 1.900 processos dos 5.660 que compõem o acervo da comarca deverão ser analisados por uma equipe de magistrados, com o objetivo de agilizar e amenizar a grande demanda. Entre os autos existem questões que englobam as áreas cíveis, criminais e também oriundas de Juizados Especiais.
Participando de mais esta edição do projeto, estará um velho conhecido da população nisiaflorestense: o juiz Marcus Vinícius Pereira, da área cível, que atuou por alguns anos por aqui. Além dele, os seguintes magistrados estarão julgando os feitos: Cinthia Cibele Medeiros, designada para a comarca; Daniela Paraíso, das áreas cível e familiar; Henrique Baltazar, da criminal e que já atuou na cidade, e Maria Nadja, dos juizados cível e criminal.
Dentro das ações jurisdicionais emergenciais, está prevista a realização de duas sessões de Júri Popular e 277 audiências de conciliação ou de instrução e julgamento. Cerca de 559 processos deverão ser sentenciados e outros 488 terão decisões. Além disso, outros 796 feitos poderão receber algum despacho dos magistrados para que possam ter sequência em suas tramitações.
O Nísia Digital recebeu o convite do Poder Judiciário e irá acompanhar o lançamento oficial do projeto na cidade, que ocorrerá a partir das 9h30 da próxima segunda-feira, dia 9. O local será o Fórum Des. Félix Bezerra de Araújo Galvão, no Conjunto Jessé Freire, que fica próximo ao ginásio poliesportivo Agripino Marques de Carvalho.
OBJETIVO
O Expresso Judiciário tem o objetivo de enfrentar a carência de juízes e servidores nas comarcas e varas desprovidas de juízes titulares. O programa não tem só acelerado o julgamento de processos, mas também tem proporcionado a estruturação dos serviços nas comarcas por onde passa, organizando a secretaria e o acervo, além de deixar um assessor para o magistrado e um auxiliar.
Publicidade
Deixe um comentário