Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
O Congresso Eucarístico Paroquial, que comemora a marca histórica de 180 anos de fundação da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, não restringe-se ao âmbito religioso. Criada por iniciativa do então administrador paroquial, Pe. José Lenilson de Morais e sua irmã, a nutricionista Ana Maria de Morais, em 2011, a Ação + Saúde veio trazer a preocupação da igreja católica para com o social. Na manhã desta terça-feira, dia 27, foi realizada a terceira edição do evento.
A Paróquia não está só nesse projeto. Existe uma grande parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Nísia Floresta, que cede diversos profissionais para atenderem no espaço da ação, que neste ano de 2013 foi realizada novamente no auditório e em algumas salas do Centro Pastoral Isabel Gondim, que localiza-se no Centro da cidade. É importante frisar ainda que o atendimento emergencial e ambulatorial não foi suspenso nos postos de saúde da região..
O evento foi oficialmente aberto com as palavras do pároco, Pe. Ajosenildo Nunes, que falou da importância do cuidado com a questão social, vinda da igreja ede todos os cristãos católicos, dando total apoio ao projeto. A secretária de saúde do município. Angela Braz, também proferiu suas palavras comentando os benefícios dessa parceria que resultou nessa ação social, que é realizada pelo terceiro ano consecutivo.
Nesta edição houve diversas palestras educativas que abordaram inúmeras temáticas importantes. Profissionais de algumas especialidade também realizaram dinâmicas com um público que era composto de idosos, adultos, jovens, crianças, enfim, era bastante diversificado. O momento foi bastante produtivo e muitos deverão guardar as dicas e orientações para se ter uma melhor qualidade de vida e evitar problemas futuros. O grupo de teatro Saúde Popular também realizou sua valorosa apresentação.
O atendimento clínico ficou por contas das doutoras Ana e Vera, das áreas de clínica geral e ginecologia, respectivamente. Dezenas de pessoas puderam realizar suas consultas e conseguir receitas para os medicamentos que elas tantos necessitam, além de encaminhamentos para outras especialidades médicas. Também foram emitidos o cartão SUS, para aqueles que ainda não possuíam.
Finalizando a manhã de muito trabalho, ocorreu um almoço de confraternização na casa paroquial. Em seguida, a coordenadora da ação, nossa colunista Ana Maria de Morais, e o padre Ajosenildo entregaram certificados e lembranças como forma de gratidão pelo esforço que todos fizeram para que mais uma edição da Ação + Saúde fosse realizada com êxito.
O Nísia Digital, que acompanha o evento desde sua primeira edição, traz abaixo mais fotos da ação (créditos – Agripino Junior/ND e Ana Maria/Nasf):
Publicidade
Deixe um comentário