SENADO APROVA PROJETO QUE TRANSFORMA CORRUPÇÃO EM CRIME HEDIONDO

Por Mariana Jungmann, da Agência Brasil.

Plenário do SenadoO plenário do Senado aprovou hoje (26) projeto de lei que inclui as práticas de corrupção ativa e passiva, concussão, peculato e excesso de exação na lista dos crimes hediondos. Com isso, as penas mínimas desses crimes ficam maiores e eles passam a ser inafiançáveis. Os condenados também deixam de ter direito a anistia, graça ou indulto e fica mais difícil o acesso a benefícios como livramento condicional e progressão do regime de pena. O projeto agora segue para a Câmara.

O autor do projeto, senador Pedro Taques (PDT-MT), justifica que esses crimes são delitos graves praticados contra a administração pública que “violam direitos difusos e coletivos e atingem grandes extratos da população”. “É sabido que, com o desvio de dinheiro público, com a corrupção e suas formas afins de delitos, faltam verbas para a saúde, para a educação, para os presídios, para a sinalização e construção de estradas, para equipar e preparar a polícia, além de outras políticas públicas”, diz o autor do projeto.

image_large

O texto original de Taques, contudo, previa a qualificação como hediondo apenas para os crimes de corrupção ativa e passiva e de concussão (obter vantagem indevida em razão da função exercida). O relator do projeto, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), incluiu em seu parecer também os crimes de peculato (funcionário público que se apropria de dinheiro ou bens públicos ou particulares em razão do cargo) e excesso de exação (funcionário público que cobra indevidamente impostos ou serviços oferecidos gratuitamente pelo Estado).

O relator também acatou emenda do senador José Sarney (PMDB-AP) para incluir homicídio simples cometido de maneira qualificada na categoria de crimes hediondos. Sarney alegou que um crime praticado contra a vida está entre os mais graves e não poderia ficar fora da lista.

Foi aprovada ainda emenda do senador Wellington Dias (PT-PI) que aumenta a pena do crime de peculato em até um terço quando ele for considerado qualificado, ou seja, cometido por autoridades e agentes políticos.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “SENADO APROVA PROJETO QUE TRANSFORMA CORRUPÇÃO EM CRIME HEDIONDO”

  1. Luis Carlos Freire

    O Brasil está passando por um processo histórico fantástico. O melhor é que as mudanças que estão ocorrendo e que passarão a ocorrer a partir de agora, estão sendo movidas pela força de quem se pensava fraco: O POVO!
    Esse POVO captou que por muito pouco a bandidagem politiqueira recuou e teve medo. O povo deve, a partir de agora, avançar cada vez mais. É óbvio que existem inúmeros vândalos aproveitando para dar vazão às suas bandidagens, mas eles são minoria.
    Os reflexos estão repercutindo e despertando em todos os brasileiros – sejam dos menores aos maiores rincões desse nosso Brasil – o exercício da cidadania. Isso é excepcional. O gigante está acordando!
    Chega de mordomias para a bandidagem que se proclama pessoas de bem. Que rouba e ri da cara da fome. Basta!
    O POVO é maioria.
    Muitas mudanças virão, muita coisa acontecerá… inclusive em lugares onde menos se imaginam, e com pessoas que alguns ainda pensam serem pessoas de bem.
    As máscaras devem cair, afinal, máscaras são para aqueles que estão por aí, vandalizando, deturpando, enganando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *