Por Redação, do Nísia Digital.
A cidade de São José de Mipibu pode ver uma das instituições de saúde mais tradicionais da região fechando suas portas. Com mais de 70 anos de atuação, a APAMI, um hospital maternidade que atende cerca de 20 cidades, já realizou mais de 40 mil partos, sendo atualmente 100 por mês. Uma decisão da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Seap) do Rio Grande do Norte, pode fazer com que a instituição feche as portas.
A secretaria planeja transferir todos os médicos cedidos pelo Estado para atuarem em hospitais de Natal, esvaziando assim o Hospital Maternidade/APAMI. Isso quebraria um contrato que foi realizado entre os conselhos de saúde municipal e estadual. A decisão pegou de surpresas a diretoria, os associados e toda a população mipibuense.
A transferência dos médicos irá esvaziar o hospital, levando a APAMI a falência, já que não é possível um hospital se manter sem esses profissionais de saúde, dificultando a vida de milhares de pessoas de toda a região.
Autoridades de Mipibu estão pretendendo se reunir para evitar que o pior aconteça. Na próxima semana deverão haver reuniões com o secretário estadual de saúde, Luis Roberto Fonseca, com o intuito de rever a decisão e buscar uma solução.
Publicidade
Deixe um comentário