Por Redação, do Nísia Digital.
A coluna empreender e inovar, assinada pelo administrador de empresas, escritor e professor Kleber Cavalcante, está de volta com suas atualizações aqui no Nísia Digital. Kleber justificou aos nossos leitores que esteve repleto de compromissos profissionais nos últimos meses, mas que agora está voltando e com um novo formato: trazendo notícias e comentários sobre acontecimentos relevantes no mundo do empreendedorismo. O objetivo é sempre ajudar as mentes empreendedoras que acessam nossa página. Confira abaixo o primeiro post desta nova fase:
Por Kleber Cavalcante – administrador de empresas, professor e escritor.
Loja cobra pela informação
A proprietária de uma loja de alimentos celíacos – alimentos para pessoas com intolerância a Glúten, na Austrália, resolveu cobrar uma taxa aos cientes que somente olham e não consomem nada. A dona da loja de comidas reclama que as pessoas vêm para pedir informações sobre os produtos e saem para comprá-los em outros lugares, como supermercados e lojas online, onde muitas vezes podem ou não ser encontrados mais baratos. “Eu não estou aqui para dar serviço de caridade para grandes supermercados ganharem mais dinheiro”, diz a dona, Georgina, que não quis informar seu sobrenome à agência Australian Associated Press. “Eu tenho trabalhado muito e não sou paga.” Segundo ela, isso afastou alguns clientes, mas outros acharam a atitude simpática. O valor de US$ 5 é ressarcido se o cliente comprar algo.
Pec das domésticas
O Senado Fedral aprovou a PEC das DOMÉSTICAS. Parabenizo as trabalhadoras que são empregadas domésticas, entretanto tenho convicção que esta iniciativa do parlamento Brasileiro vai gerar desemprego. Agora o custo de se ter um empregado doméstica ficou bem alto.
Proinova capacita empresas potiguares
O projeto Proinova que reúne professores da UFRN, UFERSA, UERN e do IFRN capacitará mais de 80 empresas do Rio Grande do Norte, a fim de orientá-las e prepará-las para montar o seu plano de Inovação. Esta iniciativa que é coordenada pelo NAGI – Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, da FIERN.
Parque tecnológico no Sertão Central
Juntamente com o professor Márcio Furukava estou apoiando e incentivando a criação de parques industriais nas cidades onde há um campus da UFERSA. EM Caraúbas já está bem avançado, em Pau dos Ferros vamos iniciar as tratativas, entretanto em Angicos não conseguimos ainda. Ficamos à disposição da Gestão Municipal para colaborarmos na criação do parque industrial.
Secretaria da micro e pequena empresa
Os municípios que possuem Universidades e/ou Institutos Federais precisam criar uma política de desenvolvimento regional, caso contrário não conseguirão orientar e direcional os investimentos que chegam para áreas de interesses da maior parte da população. Existem cidades onde os empreendedores só investem em lanchonetes e casas para alugar.
Ufersa continua seus investimentos
Os ônibus que serão destinados a locomover os alunos da cidade ao campus da UFERSA já se encontram na Universidade e em breve esse serviço será iniciado.
Incubadora realiza evento em Angicos
A INEAGRO Cabugi – Incubadora multisetorial realizou no mês de fevereiro um evento na praça de angicos, a fim de divulgar as suas ações e demonstrar à população sobre a importância da obtenção do apoio tecnológico, gestão e orientação técnica para o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Parque industrial do Alto Oeste
O NIT da UFERSA foi convidado a ajudar na criação do Parque Industrial de Pau dos Ferros. Juntamente com o Prof. Marcio Furukava e o Prof. Josivan Menezes, estaremos contribuindo para a criação do parque tecnológico do alto oeste. As discussões começam na primeira semana de abril. Esperamos que também seja possível contribuirmos para a criação do parque tecnológico do sertão central.
Telebras implanta torre para internet em Angicos
A TELEBRAS – Empresa de Telecomunicação do BRASIL, recém-criada pela presidente Dilma, a fim de melhorar a comunicação de dados e a expandir o sinal de internet a todos brasileiros está montando uma antena a fim de prover Sinal de Internet para toda a Região do Sertão Central do RN. Esta torre está sendo instalada na UFERSA ANGICOS.
Empregos crescem nos pequenos negócios
Os pequenos negócios foram responsáveis pela geração de sete milhões de novos empregos com carteira assinada desde o ano 2000 até 2011. Assim, consolidam-se como os principais empregadores da economia formal: são 15,6 milhões de postos de trabalho, o que significa que 52% da mão de obra empregada no país estão nas micro e pequenas empresas. O crescimento foi de 81% no período.
Publicidade
Deixe um comentário