Por Redação, do Nísia Digital.
Em meados do mês de janeiro deste ano, dois jovens nisiaflorestenses, acompanhados de alguns familiares, decidiram percorrer parte da “rota da seca”, no sertão do Rio Grande do Norte. Newton Bruno e Gustavo Miasato percorreram mais de mil quilômetros, visitando algumas cidades norte-rio-grandenses e uma da Paraíba. Em “fatos e fotos”, eles registraram a viagem. E envia relato sobre essa travessia para os leitores do Nísia Digital. Leia o artigo abaixo:
Nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2013, nós saímos de Nísia Floresta – RN – com objetivo de fotografar a vida no sertão potiguar. Durante os três dias, percorremos, aproximadamente, cerca 1.475 km pelo Estado do Rio Grande do Norte e um Município da Paraíba. Nessa aventura, tivemos a oportunidade de conhecer diversos lugares, como Sítio Novo, Acari, Caicó, Santa Rita, Martins, Angicos, Tibau, Grossos, Areia Branca e São Miguel do Gostoso, entre tantas outras.
Esta é a maior estiagem do nosso Estado em 40 anos, o que obriga muitas pessoas a percorrerem longas distâncias. Tal percurso, na maioria dos casos, é feito a pé e, muitas vezes, com auxílio de um carrinho de mão sob sol forte.
Um ponto interessante foi o fato de escutarmos inúmeras histórias de vida de pessoas simples, que vivem nos interiores do nosso RN. Como o caso de Dona Lourdes, uma senhora que se preparava para andar 10 km, a fim de pegar água no açude mais próximo.
Por conta da falta de chuva, agricultores perdem sua plantação e seus rebanhos, pois não há o que comer e nem beber. Durante nossa viagem, fotografamos animais mortos pela estrada e pelas fazendas.
Desfrutamos de histórias que nos emocionaram, como a do Seu Raimundo. Um senhor de 75 anos, viúvo que encontramos à beira da estrada, rezando em um “memorial” a seu único filho, falecido há três anos.
Após esse percurso, fomos em direção ao litoral. Nesse novo cenário geográfico, percebemos os diversos tipos de ambientes encontrados em nosso Estado. Fotografamos algumas praias, que são conhecidas por suas belezas naturais e pelo seu potencial turístico.
A viagem representou uma experiência importante tanto pessoal quanto profissional. E, aqui, queremos compartilhar com vocês essa mostra fotográfica de cenas do cotidiano do RN.
Trata-se de um projeto em fase de construção que precisando de um apoio cultural e financeiro para ser concretizado. A finalidade do projeto é a de registrar em fotografia os cantos e encantos do estado potiguar através de um percurso de, aproximadamente, cerca de 6.500 KM rodados dentro de um carro.
Agradecemos a Deus por essas incríveis oportunidades que tivemos durante esses dias, e aos nossos familiares que nos acompanharam.
Publicidade
Deixe um comentário