Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Chega ao fim mais uma edição da festa da padroeira do município de Nísia Floresta. Foram dez dias de louvores a Nossa Senhora do Ó – Senhora do Advento – Virgem da Expectação. Mais uma vez, foram tantos momentos marcantes que já mais serão esquecidos pelos fiéis católicos que acompanharam as belíssimas novenas e missas. E no encerramento, uma verdadeira multidão saiu em procissão demonstrando sua fé em Jesus Cristo, na Virgem Maria e na Igreja.
O dia da padroeira, feriado religioso municipal, mas que alguns comércios acabaram não respeitando e aderindo, começou às 5h da manhã com a alvorada. A banda marcial da Escola Municipal Yayá Paiva percorreu ruas do centro da cidade anunciando o dia festivo. Em seguida foi recitado o ofício de Nossa Senhora.
Por volta das 9h foi a vez da celebração dos batizados, onde diversas crianças receberam a iniciação cristã, o “sinal do Espírito Santo”. Foi um momento de emoção para muitas famílias católicas nisiaflorestenses.
A concelebração de encerramento teve início às 16h30 e foi presidida pelo Pe. Aerton Sales, pároco de Arez, acompanhado pelo Pe. Fábio Pinheiro, administrador da Paróquia de Nísia Floresta, e pelo Pe. Josenildo Bezerra, nisiaflorestense e pároco de Touros. Também registramos a presenças de alguns seminaristas, entre eles, João Batista, também filho da terra.
De fato, o momento mais importante de qualquer festa deste gênero é a Santa Missa. Todos acompanhavam atentamente à todos os ritos litúrgicos, mas ninguém escondia a expectativa para o início da procissão. Com certeza, ela seria a grande demonstração de fé da noite.
Registramos a presença da prefeita eleita, Camila Maciel Ferreira, da Promotora de Justiça, Maria Zélia Henriques Pimentel (que inclusive foi uma das “afilhadas de Nossa Senhora” do dia), e também de alguns vereadores, que prestigiaram o encerramento dos festejos.
Já era noite quando a procissão começou a ser organizada em frente a Igreja Matriz. Ela percorreu ruas dos conjuntos Clóvis de Carvalho, Maria Mércia e Jessé Freire, além do Centro, em cada cantos, mais pessoas iam aderindo-a. Difícil calcular quantas pessoas estiveram participando daquela manifestação religiosa. Só é possível dizer que foi uma verdadeira multidão.
Ao final do trajeto aconteceu a benção do Santíssimo Sacramento. Logo depois o descerramento das bandeiras do Brasil, do Estado, do Município, do Vaticano e da Padroeira, encerrando oficialmente mais uma edição dos festejos em honra a Nossa Senhora do Ó, que com certeza, foi um grande sucesso (isso sem bandas de forró ou comercialização de bebidas alcoólicas).
Que venha 2013. Um ano de grandes acontecimentos para a Paróquia e todos os cristão católicos destas terras
Depois de seus merecidos dias de folga, o ND irá procurá o Pe. Fábio para que ele possa fazer um “balanço geral” desta edição da festa..
Confira nossa galeria de fotos (créditos Agripino Junior – Nísia Digital):
[nggallery id=113]
Publicidade
Deixe um comentário