O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou o transporte das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições de 2024.
De acordo com o TRE, até o dia 15 de agosto, 6.019 urnas devem ser entregues em 162 dos 167 municípios do RN.
Apenas Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Goianinha recebem as urnas apenas na véspera das eleições.
“As urnas saem totalmente vazias, não estão com informação nenhuma. Elas são destinadas para as zonas eleitorais e ainda serão utilizadas para o treinamento dos mesários, que são os cidadãos convocados para trabalhar pela justiça eleitoral no dia da eleição”, disse Teresa Farache, coordenadora de eleições do TRE-RN.
Ela explica que a preparação das urnas para a eleição, com a inserção dos dados de eleitores e candidatos, pode ser acompanhada pelos cidadãos interessados.
“É publicado um edital para que todas as entidades fiscalizadoras que tenham vontade de fiscalizar essa preparação das urnas possam estar presentes, como também qualquer cidadão interessado. É nesse momento que são inseridos os dados de eleitores e candidatos nas urnas. Depois disso, as urnas são lacradas e ficam lacradas até a véspera da eleição quando são deslocadas para as sessões eleitorais”.
Nas Eleições 2024, serão utilizadas 8.520 urnas no RN, nos modelos 2013, 2015, 2020 e 2022.
Do g1RN