Uma operação conjunta da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e da Guarda Municipal de Parnamirim, fiscalizou detentos do regime semiaberto que cumprem pena com o uso de tornozeleira eletrônica na cidade, na noite da sexta-feira (7/10).
A operação “Tolerância Zero” contou com participação de 115 operadores das forças de segurança, que fiscalizaram alvos em vários bairros do município.
“Intensificamos as Operações Tolerância Zero no Estado. Desta vez, realizamos antecedendo o grande evento que é a Festa do Boi”, disse o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio. De acordo com a pasta, existem 285 detentos com tornozeleira no município.
Com uso de tablets e de software de rastreamento, as equipes localizam detentos e fizeram fiscalizações em relação às decisões judiciais. Alguns alvos foram abordados na rua e dentro de transporte público, mas a maioria das fiscalizações ocorreu nos endereços fornecidos à Justiça.
Um detento não estava em casa no momento da fiscalização, embora o sinal da tornozeleira estivesse ativo no imóvel. A ruptura do equipamento será informada à Justiça.
Em caso de violação do sistema de monitoramento eletrônico, segundo a Seap, o condenado é preso e encaminhado a uma unidade prisional. Ele poderá regredir do regime de cumprimento da pena para o sistema fechado. Após cada fiscalização, a SEAP confecciona um relatório informando detalhes da ação para o juiz responsável pela execução penal.
Segundo a Seap, o Rio Grande do Norte tem 3.074 tornozeleiras ativas e fiscalizadas pela Central de Monitoramento Eletrônico.
Do g1RN
Deixe um comentário