O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte deve crescer 4,7% até o final do ano, segundo projeção feita pelo Assessoramento Econômico Banco do Brasil. De acordo com os números apresentados, o RN aparece com o terceiro maior crescimento do Nordeste brasileiro. Os dados foram publicados na sexta-feira (2). A projeção mostra que o setor de serviços impulsionou a taxa.
O estudo apresentado pelo BB descreve o possível cenário econômico dos estados. A análise também salienta que a probabilidade de acerto é de 60%. Para o fim de 2022, a expectativa é que o país cresça 2,9%. Os dados são divididos entre os setores de agropecuária, indústria e serviços. Segundo o documento, o Estado deverá ter um crescimento de 1,7% no PIB agropecuário; de 2,5% no PIB da indústria e de 5,4% no PIB do setor de serviços.
No cenário nacional, o Rio Grande do Norte ocupa a sexta colocação. Os estados de Mato Grosso (8%) e Tocantins (6,9%) lideraram os índices de crescimento em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Roraima e Alagoas dividem o terceiro lugar com um crescimento estimado de 5,9%.
Já na perspectiva regional, o estado potiguar apresentou o terceiro melhor crescimento do Nordeste. O RN empatou com o Ceará com o mesmo índice e perde apenas para Alagoas (5,9%), em primeiro, e Paraíba (5,1%), em segundo. De forma geral, a região Nordeste tem expectativa de 3,3% de crescimento.
Estudo do Banco Brasil mostra maiores PIBs
Maiores projeções no País
1 – MATO GROSSO: 8,0
2 – TOCANTINS: 6,1
3 – RORAIMA: 5,9
3 – ALAGOAS: 5,9
5 – PARAÍBA: 5,1
6 – RIO GRANDE DO NORTE: 4,7
7 – CEARÁ: 4,7
Maiores projeções no Nordeste
1 – ALAGOAS: 5,9
2 – PARAÍBA: 5,1
3 – RIO GRANDE DO NORTE: 4,7
3 – CEARÁ: 4,7
5 – SERGIPE: 4,6
Deixe um comentário