Um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Norte, o Cajueiro de Pirangi, faz aniversário nesta segunda-feira (20). celebrar seus 133 anos, a gestão do local preparou uma programação alusiva à data, que contará com apresentações culturais, exposição de artesanato e shows musicais. No dia do aniversário do Cajueiro a entrada é gratuita.
Desde às 8h30 de hoje (20), os visitantes já podem apreciar a música da Banda Som Caju, formada por colaboradores do Cajueiro; e uma exposição do artesanato local, como renda de bilro, bolsas de junco e juta, além de peças em cerâmica.
A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN, tanto é que por ano, o Cajueiro recebe mais de 300 mil visitantes. Administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), ele possui um quadro funcional que ajuda a manter o Cajueiro. Em sua maioria, os colaboradores moram no entorno – Pirangi, Pium, Búzios e Cotovelo. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.
O CAJUEIRO
O cajueiro fica em Pirangi do Norte, na cidade de Parnamirim. A árvore cobre uma área de aproximadamente 9.000 metros quadrados, com um perímetro de aproximadamente 500 metros. Conta a história que o cajueiro foi plantado em 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu com 93 anos sob as sombras da árvore.