SISTEMA PRISIONAL DO RN VAI RECEBER UM NOVO SISTEMA ELETRÔNICO DE SEGURANÇA INTELIGENTE

Foto: Raiane Miranda/Assecom-RN

O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), iniciou a instalação de um sistema eletrônico de segurança inteligente que atua de forma integrada, incluindo circuito fechado de TV, alarme, controle de acesso, sonorização, automação de iluminação, videomonitoramento e análise imagens nos presídios do Rio Grande do Norte.

Com investimento de R$ 7,6 milhões, oriundos do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), do Ministério da Segurança Pública, a nova tecnologia – apresentada aos gestores estaduais na quarta-feira (12) – aumentará a segurança dos estabelecimentos prisionais, controlados na atual gestão sem o registro de motins, rebeliões ou resgates de presos.

As câmeras possuem “inteligência artificial” para contagem de pessoas; reconhecimento facial; leitura de placas; linhas inteligentes de perímetro; detecção de movimento; entre outras funções de última geração. Todo o sistema operará por uma rede de informática nova, sem usar a rede local das unidades, resultando num conjunto eficiente e seguro.

A instalação vai começar pelas Penitenciárias Estaduais de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, ambas situadas no município de Nísia Floresta, e nas unidades de Parnamirim, Ceará-Mirim e Natal. O prazo de conclusão dos trabalhos é de até 180 dias.

Da Redação / Nísia Digital - Com informações da Assecom-RN
Compartilhe