Policiais penais de Alcaçuz – maior presídio do Rio Grande do Norte, localizado em Nísia Floresta – estão realizando uma campanha para arrecadar dinheiro com o objetivo de salvar a vida do cão chamado Gaião – um velho conhecido de todos que já passaram e ainda trabalham na penitenciária.
Ao longo dos seus 15 anos de vida, ele pôde vivenciar os momentos mais desafiadores da história do presídio. É uma testemunha ocular. Gaião é a história viva, patrimônio histórico de Alcaçuz, relatam os policiais.
Ainda de acordo com os agentes, quando jovem, o cachorro esteve sempre vigilante e combativo para proteger seus companheiros e o território que escolheu viver. Companheiro inseparável, ainda nos recebe e silenciosamente se despede, todas as manhãs nas chegada e saídas dos serviços.
Os policiais dizem também que o velho guerreiro, ultimamente, mostra-se debilitado e combalido. Por isso, precisa de ajuda. A alimentação precária e o ambiente insalubre são algumas das dificuldades que o animal tem enfrentado ao longo de todos esses anos. Nesta semana, com autorização da direção da unidade, Gaião recebeu a visita do médico veterinário Demétrio Pereira de Souza Filho, que o atendeu.
Após análise clínica, coleta de amostras de sangue e recebimento dos resultados, o veterinário concluiu que o estado de saúde do cão é muito grave, podendo evoluir para óbito. Porém, acredita que o caso é reversível. A ajuda em dinheiro é para a compra de medicamentos necessários ao tratamento de Gaião. Quem quiser colaborar, os dados bancários são os seguintes:
Banco do Brasil
AG: 0697-1
CC : 26. 860 -7
Hugo Rafaell R. da Cunha
Da Redação / Agora RN