GOVERNO DO RN VAI PERMITIR ATIVIDADES PRESENCIAIS EM TEMPLOS RELIGIOSOS A PARTIR DO DIA 29 DE JULHO

Imagem: Reprodução/Facebook

Os templos religiosos poderão voltar a realizar atividades com a presença do público, em todo o Rio Grande do Norte, a partir do dia 29 de julho. O anunciou foi em uma “reunião virtual” que contou com a participação da governadora Fátima Bezerra e de representantes da Assembleia Legislativa e de instituições religiosas.

A autorização para esta reabertura se dará através de uma portaria, que será publicada no Diário Oficial do RN, que vai regulamentar a realização de cultos presenciais em locais abertos, sem uso de ar condicionado, para um público de até 100 pessoas,  ampliando a portaria nº 004/2020-GAC/SESAP que regulamentou em 23 de maio, o funcionamento de igrejas, templos, espaços religiosos e estabelecimentos similares conforme recomendações sanitárias de que trata o § 1º do art. 7º do Decreto Estadual nº 29.583, de 1º de abril de 2020. Já era permitido, dentre outras medidas, o acesso aos templos para orações individuais com distanciamento mínimo entre os frequentadores para evitar aglomerações.  

Em relação aos cultos com mais 100 pessoas, o secretário chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, enfatizou que em uma segunda fase é que será possível pensar em um público superior, mas limitado a 1 pessoa a cada 5m².

Para atender ao público considerado do grupo de risco, seja pela faixa etária ou a presença de alguma comorbidade, o padre Henrique, um dos representantes da Arquidiocese de Natal, informou que as missas continuarão sendo realizadas online em diversas paróquias do estado. A reunião atendeu ao pleito apresentado pelo deputado estadual, Alberto Dickson, que encaminhou à secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) uma sugestão de Plano de Retomada das Atividades Presenciais Religiosas.

Da Redação / Nísia Digital
Compartilhe