O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha, Exército e Força Aérea, concluiu a desinfeção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. A ação visa prevenir e enfrentar o novo coronavírus.
A desinfecção no local foi realizada após planejamento minucioso e em horário reservado, sem a concentração de internos no local, facilitando a realização da atividade e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. Os apenados foram removidos ao pátio dos pavilhões pelos policiais penais da unidade com apoio do Departamento de Operações Táticas (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penal de Operações com Cães (GPOC) e participação da Coordenadoria Executiva de Administração Penitenciária (COEAP).
Os militares que atuaram na ação são habilitados para a descontaminação de ambientes, material e pessoal, em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval.
Na próxima semana, será a vez dos 2 pavilhões da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, situada no mesmo complexo prisional.
Da Redação / Nísia Digital