
Uma defensora incansável da educação, da cultura e da literatura tanto no espaço público quanto no social, a professora Rejane de Souza, nesses recentes anos, vem, finalmente, recebendo o justo reconhecimento dos longos 31 anos que atua na área de Educação e, paralelamente, com atuação cidadã marcante no campo da literatura –cidadania – cultura através de vários projetos literários em parcerias com a Igreja, instituições públicas e privadas entre outras. Atuação essa que não se limita somente a cidade onde nasceu, Nísia Floresta, pois o que diferencia a gestão dos projetos que a professora media é a inclusão de outras cidades.

Nesse sentido, a maioria dos projetos de natureza literária e cultural que foi realizada em Nísia Floresta, a cidade vizinha sempre foi incluída através de parceria realizada com a Secretária Municipal de Educação de São José de Mipibu, Lúcia Martins. Além disso, outras ações foram realizadas no próprio Município, a inclusão do Projeto Conecta Biblioteca, os Saraus Lítero-juninos. E, mais recentemente, a professora Rejane de Souza recebeu o convite do Presidente da Câmara Municipal de São José de Mipibu, Vereador Jean Nerino, para compor a equipe do Projeto Câmara Cultural.

Esse breve resumo já justifica a proposição feita pelo vereador citado para que a professora pudesse receber o Título de Cidadã Mipibuense, “uma cidade que sempre a acolheu com muito afeto,” como ela costuma citar. A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Mipibu.

No entanto, além da Medalha de Nísia Floresta recebida na Câmara de Nísia pelo vereador José Nilton, no último dia 11 a professora já havia recebido outras comendas e diplomas em reconhecimento ao trabalho realizado no fomento ao livro, leitura e à literatura no Estado do Rio Grande do Norte: Comenda da SEEC/RN – PROLER – por Um RN mais Leitor (2018) – Destaque Literário – Literarte – NALAP/Lisboa (2019) –– Diplomas recebidos pela Câmara Municipal de Parnamirim e Câmara Municipal de Natal (2019), pela atuação literária como membro da ALAMP – Associação Literária e Artística das Mulheres Potiguares.
Da Redação / Nísia Digital
[wp_bannerize group=”espaçovip”]