
O 3º Encontro Nacional Mulherio das Letras foi oficialmente aberto na manhã desta sexta-feira (01), na Cidade da Criança, no bairro do Tirol, em Natal. O encontro, que seguirá até o domingo (3), reúne escritoras, produtoras culturais, pesquisadoras em literatura e nas áreas de defesa da mulher e sua diversidade de todo o país. Nos três dias, haverá feirinhas de artesanato, mostras e exposições de livros e artes visuais.
Na abertura do Encontro, a governadora Fátima Bezerra destacou a importância do evento para a difusão da cultura da paz através da leitura e da importância da biblioteca. “A gente precisa cada vez mais difundir a cultura da democracia e da não violência. É com imensa alegria que recebemos o Congresso, principalmente quando o Rio Grande do Norte tem o protagonismo na participação das mulheres em várias áreas como, na política, com o direito ao voto e na eleição da primeira parlamentar, assim como na produção cultural com Nísia Floresta, Dona Militana, Zila Mamede, Risolete Fernandes e na política, como Divaneide Basílio, que hoje exerce mandato de vereadora em Natal”.
A articuladora do Mulherio da Letras no RN, a nisiaflorestense Rejane de Souza, disse que o movimento é construído coletivamente e agrega mulheres favorecendo a produção cultural e a inserção social.
Maria Valéria Resende, organizadora nacional do Mulherio das Letras, explicou que o movimento reúne mulheres que lutam por uma sociedade melhor e mais participativa. “Reunimos mulheres para construir a nova era com conhecimento, democracia e liberdade”. Maria Valéria é vencedora do prêmio Jabuti, nascida em Santos (SP) e radicada na Paraíba, ela é autora de “O voo da Guará Vermelha”, publicado também em Portugal, na França e na Espanha.
Também participaram do evento a secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), Armelli Brennand; secretária adjunta da Educação, Márcia Gurgel; o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto; o senador Jean Paul Prates; a representante do mandato da deputada federal Natália Bonavides, Márcia Mello; a vereadora Divaneide Basílio; e a vice-prefeita do município de Nísia Floresta, Hallina Dantas.
A seguir, confira algumas imagens da abertura do encontro:






Créditos: Elisa Elsie e Página da Fundação José Augusto no Facebook
Da Redação / Nísia Digital
[wp_bannerize group=”EspaçoFisioSaude”]