O Ministério da Saúde divulgou recentemente as notas dos municípios avaliados pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Através da portaria Nº 2.777, a cidade de Nísia Floresta conheceu a sua nota: 9,8 – que é considerada bastante satisfatória.
De acordo com Lidiane Rodrigues – Secretária Municipal de Saúde, “a avaliação do PMAQ é de grande importância, pois é através dos indicadores propostos pelo Ministério da Saúde que se pode ter o reflexo da assistência em saúde ofertada pelo Município”.
A cidade recebeu uma comissão que avaliou – durante um determinado período – todos os profissionais que fazem parte das equipes de saúde: médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, bem como a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, equipamentos, medicamentos e indicadores em saúde.
SOBRE O PMAQ
O PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.
Da Redação / Nísia Digital
[wp_bannerize group=”espaçovip”]