Da Redação – Do Portal BO
Os agentes penitenciários do Rio Grande do Norte deflagraram uma greve nesta quinta-feira (10) e o movimento teve continuidade devido ao Governo não ter enviado a mensagem do Estatuto dos Agentes, como havia se comprometido. Com a paralisação, apenas 30% dos serviços estão sendo feitos e, com isso, as visitas nas unidades prisionais estão suspensas.
A greve teve adesão dos agentes em todo o Estado, de acordo com o Sindasp-RN. Nesta sexta-feira (1), inclusive, nas unidades onde acontecem visitas elas foram suspensas. O mesmo acontecerá neste sábado, dia em que a maioria dos presídios é aberta para os familiares dos detentos.
Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN, explica que os agentes estão realizando apenas o trabalho de fornecimento de mantimentos aos detentos, como água e comida, mas somente os que são fornecidos pelo Estado. Alimentos levados por familiares não serão liberados, pois os agentes não estão fazendo revistas.
Além disso, atendimentos de emergências médicas, socorro e cumprimento de alvará de soltura ou recebimento de presos continuam sendo feitos normalmente.
De acordo com os agentes penitenciários, a greve continua até que o Governo do Estado envie para a Assembleia Legislativa a mensagem governamental referente ao Estatuto da categoria. “Isso deveria ter sido feito nesta quinta-feira, inclusive, os próprios deputados em pronunciamentos falaram a favor da nossa categoria, ressaltando a importância do Estatuto, e cobraram que o Governo fizesse o envio”, completa Vilma Batista.
Deixe um comentário