Do Nísia Digital
O ponto de leitura da Biblioteca Comunitária Dona Mariinha, situado na comunidade de Tororomba, em Nísia Floresta, foi ciado há dois anos com a proposta inovadora: atrair as crianças e jovens para a leitura de livros de literatura infanto-juvenis de forma lúdica. Nesse tempo, já recebeu escolas da região, de municípios vizinhos e também de Natal.
Idealizado pela professora Rejane Souza, o êxito do projeto se deve à boa vontade da equipe de voluntários da comunidade e alguns parceiros, que contribuem com doações de objetos – livros e outras necessidades do espaço para fomentar as ações, que visam a desenvolver o gosto pela leitura, ajudando, assim, na formação de leitores.
Esta semana, o espaço recebeu, quinta-feira e sexta-feira, respectivamente, duas escolas do município: Francisco Domingos de Souza e Creche Balão Mágico, á última, participante cativa do lugar, que tem como professora Josilene Carvalho, para desfrutar do ambiente acolhedor: a brinquedoteca e do espaço leitor, a sala de leitura.
Diante da ausência da professora Eliete, que tinha compromisso neste dia, as crianças da professora Josilene receberam da professora Rejane a sacola e primeiro livro do Projeto da Paulus, já anunciado em matéria, aqui, no ND.
O projeto que envolve educação e cidadania será mediado pela professora Eliete, nova voluntária do espaço. “ O nosso maior objetivo é que as crianças de todas as escolas tanto da região quanto de outros lugares possam desfrutar das ações de mediação leitora, cultura e cidadania que a Biblioteca oferece, pois o ganho maior é dos próprios visitantes, que, além de desenvolver suas competências leitoras, vai desenvolver uma nova visão do que seja uma biblioteca viva”, cita a professora Rejane.
Publicidade
Deixe um comentário