Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
A Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, é conhecida em todo o Rio Grande do Norte por antigas tradições em seus ritos religiosos. Um ato, em especial, chama a atenção: a procissão dos martírios. Uma tradição que, segundo levantamento preliminar, só é encontrada em solo nisiaflorestense, se levarmos em conta as demais paroquiais existentes no estado – tanto na Arquidiocese de Natal, quantos nas Dioceses de Mossoró e Caicó.
O rito tem início na igreja matriz, com as palavras do sacerdote – atualmente que exerce a função de pároco é o Padre Ajosenildo Nunes. Em seguida, a procissão se inicia e dois grupos distintos são formados: as mulheres seguem por uma direção, levando réplicas de objetos que teriam relação com o martírio sofrido por Jesus; por outras vias, os homens carregam a imagem de Cristo.
Para dar sentido a procissão, em sua parte final, cada mulher adentra à matriz com os objetos (lança, galo, esponja com vinagre, coroa de espinho, entre outros) e citações bíblicas, sobre cada um deles, são lidas pelos fiéis. O padre também profere uma reflexão sobre o acontecido e sobre todo o período quaresmal, considerado o mais importante para os cristãos católicos.
Neste ano de 2015, a procissão dos martírios acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 19h, percorrendo algumas ruas do Centro da cidade. A paróquia convida todos os católicos nisiaflorestenses e também de outros municípios, que queiram conhecer esse peculiar ato litúrgico.
Publicidade
Deixe um comentário