Por Redação, do Nísia Digital.
A paixão e o conhecimento que detém na área de literatura levaram a professora Rejane de Souza a participar de dois eventos importantes na área. O primeiro ocorreu no agreste pernambucano, na cidade de Lagoa dos Gatos, que fica a 180 km da capital de Recife, na Festa da Palavra, 17,18 e 19 de outubro, organizada pela escritora e professora universitária, Patrícia Vasconcelos. Na oportunidade, a professora participou de mesa redonda sobre o papel dos Planos Municipais do Livro e da Leitura.
A educadora nisiaflorestense esteve ao lado do representante do Ministério da Cultura Nordeste na área do livro, leitura, bibliotecas e economia criativa, Roberto Azoubel, e o escritor de diretor do Núcleo do Livro e da Leitura da Fundação de Cultura de Pernambuco, Wellington Melo, o secretário de Cultura de Lagoa dos Gatos, Adeilson Soares, e a secretária de Educação também da região, Denise. No local, a professora participou ainda de um sarau literário com escritores e poetas pernambucanos.
Já no Rio Grande do Norte, a professora Rejane, a convite dos diretores da Feira do Livro e Quadrinhos de Natal –FLIQ – Rilder Medeiros e Osni Damásio – evento literário que ocorre em parceria com a Cientec –UFRN – participou de um bate-papo com o tema: O ensino de literatura: alternativas possíveis – juntamente com duas professoras e escritoras, Ana de Santana –UFRN – Conceição Flores – UnP.
O ponto comum entre os dois eventos foi o debate e a reflexão do fomento do livro e incentivo à leitura para desenvolver, de forma significativa, as competências leitoras dos educandos.
Além disso, ela pontuou o trabalho de leitura literária que o ponto de leitura Biblioteca Comunitária Dona Mariinha vem desenvolvendo na comunidade de Tororomba, em Nísia Floresta, como instrumento de cidadania de crianças e jovens, fruto do ensino alternativo da literatura.
O ND apoia este projeto
Deixe um comentário