CÁRITAS DE NÍSIA FLORESTA REALIZA EVENTO VOLTADO AO PROTAGONISMO JUVENIL

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

A Cáritas da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Nísia Floresta, realizou na tarde deste sábado (13) um evento pioneiro na Arquidiocese de Natal: o primeiro Seminário de Mobilização Juvenil, que contou com a participação de mais de 100 jovens vindos de diversas comunidades nisiaflorestenses e também de São José de Mipibu. O principal tema do encontro foi o protagonismo juvenil, com ênfase no verdadeiro espírito de liderança.

O evento teve início com momento de animação musical, apresentação sobre a ação da Cáritas no Brasil, Rio Grande do Norte e Nísia Floresta, e palavras de colhidas proferidas pelo Padre Ajosenildo Nunes, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Em seguida, a assessora da Cáritas Regional Nordeste II, Flavianeide Pereira, proferiu a palestra sobre os jovens protagonistas e interagiu com a juventude presente ao Centro Pastoral Isabel Gondim.

Após uma pausa para o almoço, o seminário voltou com a apresentação da peça teatral encenada pelo grupo de jovens voluntários da Biblioteca Comunitária Dona Mariinha, coordenado pela professora de teatro, Carla Rúbia, que contextualizaram, de forma lúdica e profissional, os temas: educação e cidadania. Esse cenário casou bem com a fala dos idealizadores do Manual Prático das Eleições e da Cartilha Cidadania A-Z, o juiz Jarbas Bezerra e a ex-diretora do TRE, a advogada Lígia Limeira, que, a convite da professora Rejane Souza, estiveram participando do evento.

O ponto seguinte foi a realização das oficinas. A pré-adolescentes e adolescentes se inscreveram para formação em temas específicos: Mídias – ministrada pelo seminarista Danilo Germano; Esporte e Qualidade de vida – professor Luiz Rosa; Cultura de Paz – professora Rejane de Souza; Tráfico Humano – Kilza Gomes (Cáritas da Arquidiocese de Natal), e Drogadição – Franklin (RN Vida).

Na culminância do seminário – analisado como bastante positivo pela organização e participantes, foi feita uma plenária onde grupos de cada oficina puderam apresentar um pouco do que foi trabalhado durante a formação. Também foi criado e formado uma comissão com jovens que participaram do evento, que terão comissão serem protagonistas em busca da garantia dos diretos, da justiça e da igualdade

Confira imagens do evento, feitas pelo Nísia Digital:

Créditos: Lenivaldo Bruno

Publicidade

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *