Por Redação, do Nísia Digital.
O Projeto Caminhos do Cuidado, iniciado em março de 2013, encontra-se em sua terceira fase, e caminha em direção à meta de oferecer formação em saúde mental, crack e outras drogas para um total de 290.197 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ATENFs) em diversos pontos do território brasileiro. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e seus parceiros. Os gestores de cada município têm como responsabilidade providenciar o transportes das pessoas distantes para suas aulas.
No período de 17 à 21 de março deste ano, após a primeira etapa de análise de currículo, vários profissionais da área da saúde se reunião no Hotel Pirâmide, em Natal para fazerem o curso. Durante a formação, houve momentos de avaliação e no final a cidade de Nísia Floresta teve como representante a nutricionista do NASF e colunista do Nísia Digital: Ana Maria de Morais.
“Eu confiava na minha capacidade, porém não esperava passar no final, por que observei que eu era a única nutricionista. A maioria das pessoas que pleiteavam as vagas eram psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros. No final tudo deu certo e hoje sou muito feliz em ser tutora desse belo projeto”, celebrou Ana Maria.
A partir do mês de abril, iniciou-se as aulas em algumas cidades do Estado do Rio Grande do Norte. Ana Maria iniciou suas atividades em Goianinha, onde após concluir sua turma, prosseguiu em São José de Mipibu até chegar à Nísia Floresta, onde as tutoras foram Ana Maria de Morais e Maria das Dores Honório.
“Eu sonhei, rezei muito em ser tutora de meus colegas de trabalho, pra fazer um comparativo no final das outras turmas. Observar a troca de conhecimentos. Amei muito a empolgação, a responsabilidades que eles foram desenvolvendo durante o curso. Digo isso não apenas para os profissionais daqui, mas também pelos outros no qual tive oportunidade de partilhar conhecimentos e fazer boas amizades”, disse a nutricionista.
A turma em Nísia Floresta teve início no dia 3 de julho e teve seu encerramento no dia 1 de agosto. Durante a formação os ACS e técnicos em enfermagem tiveram a oportunidade de já iniciarem suas atividades de prevenção como também no tocante de redução de danos sobre a temática: álcool, crack e outras drogas, através de várias palestras, dramatização, dinâmicas.
Após o término do curso foi possível a turma realizar suas propostas de intervenção. Dentre elas a solicitação a Gestão Municipal para a criação do COMAD – Conselho Municipal Anti-drogas, como também o apoio da Secretaria Municipal de Saúde na realização de outras ações.
Publicidade
Deixe um comentário