Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Um dos momentos que tem se tornado tradição dentro do calendário anual da Paróquia de Nossa Senhora do Ó, na cidade de Nísia Floresta, é a procissão automobilística, também conhecida como carreata de Nossa Senhora. Há mais de 20 anos esta movimentação reúne milhares de pessoas entre motoristas, motociclistas e ciclistas nisialforestenses e de outras cidades. A edição de 2014 foi realizada, em duas etapas, ao longo do último domingo, dia 25.
Quanto ao trajeto, a edição de ontem teve alterações em relação à do ano passado. A imagem primitiva da padroeira (de tamanho menor e mais antiga) do município saiu da capela de São Pio, no Loteamento Cidade Alta, diferentemente da igreja matriz, no passado, e o destino também não foi igual: Pirangi do Sul ao invés de Búzios, como em 2013.
Após atividades ocorridas ao logo do dia na capela de Nossa Senhora da Soledade, em Pirangi, a carreata teve início quando o sol ainda brilhava, por volta das 16:30h, sem carro do Corpo de Bombeiros – alegando não mais poder ceder veículos para eventos de cunho religioso – que abrilhantou por muitos anos aquele momento.
Ao longo do caminho até a igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, a emoção era grande dos que participavam e as demonstrações de devoção – mais cultural que propriamente doutrinal – das pessoas que não podem estar junto à eles, mas dão sinais de respeito e fé enfeitando a frente das casas ou até mesmo com uma única vela. As capelas existentes ao longo do caminho estavam abertas e com seus sinos batendo.
A chegada ao centro de Nísia Floresta foi com muitos fogos e alegria. Primeiramente os ciclistas, depois as motos e em seguida o veículo onde a imagem estava, a procissão foi passando em frente à igreja matriz, momentos sempre marcantes para os fiéis que participam e aos que aguardam todos passarem com muitos acenos e aplausos.
Em seguida, no interior do templo, o Padre Ajosenildo Nunes, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó – Nísia Floresta, presidiu a celebração eucarística com tom festivo e afirmou que está feliz em poder vivenciar tantos momentos bonitos e fortes que a Igreja na cidade realizar ao longo de cada ano litúrgico.
O Nísia Digital traz a seguir imagens do dia festivo na Paróquia de Nossa Senhora do Ó:
Créditos: Lenivaldo Bruno, Kássia Maria e Gustavo Henrique
Publicidade
Deixe um comentário