Por Moisés de Lima, do Portal No Ar.
A Emparn prevê uma média de chuvas de 450 mm em todo o estado para os próximos três meses. Essa foi uma das conclusões mais agudas da II Reunião de Análises de Previsões Climáticas do Nordeste que foi encerrada hoje no auditório da Governadoria. O evento reuniu meteorologistas de órgãos regionais que apresentaram um panorama sobre o clima do Nordeste para este ano. A primeira das conclusões do encontro é de que o inverno na região será dentro de um clima de normalidade
Os estudos constataram que as condições dosa Oceano Atlântico estão melhores neste ano. “Com isso teremos uma probabilidade de boas chuvas para os primeiros meses do ano”, afirma o coordenador da Emparn, Gilmar Bistrot.
Ele prevê que haverá precipitações em tono de 600 mm para a Região Oeste e de 500 mm para a Região Central. Podemos dizer que a média ficará mesmo em torno de 450mm para todo o estado que é bem superior às medias registradas em 2012”, analisa
Bistrot avalia que esse volume pluviométrico será mais positivo inicialmente para a agricultura e apenas parcial para os recursos hídricos. “Principalmente por que para a agricultura é mais importante a distribuição do que a quantidade de água”.
Segundo os meteorologistas algumas impressões sobre o clima local para os próximos três meses já podem ser considerados: “A minha impressão é que aqui no Rio Grande do Norte haverá um clima chuvoso dentro da normalidade. Há uma grande possibilidade de chuvas melhores nesse ano do que as ocorridas em 2013”, prevê.
Publicidade
Deixe um comentário