Por Ana Maria de Morais, nutricionista e colunista do Nísia Digital.
O Ministério da Saúde do Governo Federal enfatizou a campanha “Outubro rosa”, onde não só as unidades de saúde, hospitais e clínicas, mas outras instituições e empresas promoveram a prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero, procurando conscientizar as mulheres a fazerem o auto exame da mama e demais exames complementares para diagnóstico de umas das doenças que mais causa mortes do Brasil.
Neste mês temos a campanha “Novembro azul”, onde trata-se da prevenção do Câncer de Próstata. Sabemos o quanto é difícil conscientizar a população masculina a procurar uma unidade de saúde para buscar um tratamento. Na maioria das vezes um homem só procura um profissional da saúde quando já está sentindo algum sintoma. Aos poucos essa realidade vem mudando, com a preocupação e cuidado que alguns homens estão tendo com relação a saúde, principalmente aqueles que procuram fazer atividade física regular. Porém, ainda é um grande desafio.
“A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento” (INCA). Número de mortes: 12.778 (Ano 2010) – (INCA).
O diagnóstico é realizado através da avaliação clínica, Exame de Sangue PSA, Exame retal digital (mais eficaz), Exame de Ureia e Creatinina (função renal) e Ultrassonografia Transretal. Infelizmente apenas 2% dos homens fazem regularmente prevenção de doenças da próstata.
O tratamento de Câncer de Próstata é quase sempre através de procedimento cirúrgico (Prostatectomia Radical), quando assim for diagnostico no início da doença.
“A nova recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que o “exame do toque” comece a ser feito mais tarde. Até hoje, a indicação era para que homens passassem a fazer os exames de sangue e de toque aos 45 anos de idade. Agora eles devem ser feitos a partir do 50 anos.
A idade para os grupos de risco também mudou. Homens negros, os quem têm casos na família e aqueles com excesso de peso deviam começar a fazer os exames aos 40 anos. Agora passou para os 45.” (Sociedade Brasileira de Urologia).
Deixamos nosso alerta na prevenção do Câncer de próstata, como também Câncer de mama e de colo do útero. Homens e mulheres a prevenção ainda é a melhor opção. Portanto, procurem sempre um bom profissional para que possa vir orientá-los, pois dessa forma podemos evitar complicações no futuro.
Publicidade
Deixe um comentário