Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sinte – realizou um protesto público na manhã desta sexta-feira, dia 6. O ato público estava previsto para ter início em frente a antiga sede da Prefeitura Municipal, mas foi deslocado para as proximidades do baobá. Além do coordenador local do sindicato, Josivaldo Nascimento, a ação contou com a presença da coordenadora geral do Sinte-RN, professora Fátima Cardoso.
Depois do professor Josivaldo convoca os populares e os colegas professores que se encontravam na Escola Municipal Yayá Paiva, que fica ao lado do local do início do protesto, Fátima fez seu primeiro pronunciamento abordando diversas temáticas ligadas a educação e aos professores do município. Professores de algumas comunidades nisiaflorestense também estiveram presentes.
Após alguns pronunciamentos dos educadores sindicalizados, o grupo seguiu em direção à sede da Secretaria Municipal de Educação. Em frente ao prédio, continuaram os discursos com as pautas que foram enviadas à gestão municipal, mas que após cerca de seis meses, ainda não tiveram sequer uma resposta.
Passando em frente à igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, a praça Cel. José de Araújo e do comércio da cidade, os manifestantes se dirigiram até a nova sede da Prefeitura Municipal de Nísia Floresta. Enquanto o grupo continuava a proferir palavras de ordem e explanar suas reivindicações, Josivaldo e Fátima adentraram no prédio.
Em conversa com uma representante da prefeita Camila Maciel, foi marcada uma audiência para a próxima semana onde deverão ser dadas as repostas das pautas do Sinte Nísia, que são 1/3 hora-atividade, reformulação do plano de carreira do magistério, mudanças dos critérios de avaliação de desempenho, gestão democráticas nas escolas, aprovar e implantar a PCCR dos servidores e a realização do concurso público.
Sempre acompanhados de perto pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte lotada na cidade, os manifestantes, que por sinal se portaram de forma muito respeitosa, encerraram o protesto cantando o hino nacional brasileiro.
O Nísia Digital esteve acompanhando o ato público e traz mais fotos, logo abaixo (Créditos: Agripino Junior e Marcos Marques):
]
Publicidade
Deixe um comentário