Por Ericileiton dos Anjos, do Nísia Digital.
Neste domingo, dia 18, a cidade de Nísia Floresta vai conhecer o campeão da 3ª Copa Mazapas de futebol amador, competição que movimentou as localidades de Nísia Floresta nos últimos meses. Além do tradicional Cruzador, na comunidade do Alto Monte Hermínio, a partida decisiva terá a presença do Estrela do Mar, da praia de Barreta, que passou pelo Cruzeiro de Campo de Santana para chegar à esse grande momento.
O Estrela do Mar é um time de futebol que tem sede na praia de Barreta, litoral de Nísia Floresta. A equipe foi fundada em 10 de janeiro de 1990 pelo saudoso morador José Alves da Rocha, conhecido como “Zé Pequeno”, em parceria com alguns veranistas que sempre jogavam a tradicional pelada de fim de semana.
No início era apenas uma brincadeira entre amigos, mas com o tempo o time foi se organizando até virar o representante da comunidade nos campeonatos municipais. Em 2004, o Estrela do Mar conquistou o titulo mais importante da sua história o de campeão municipal da divisão de acesso. De lá para cá a equipe também passou a investir na sua escolinha, onde muitos jovens da região participam de treinos e alguns jogos promovidos pela equipe.
Uma paixão de Pai para Filhos
Mesmo sem a presença do seu fundador, o Estrela do Mar se tornou uma agremiação muito bem organizada, os seis filhos de José Alves herdaram a paixão pelo futebol e assim passaram a administrar o time. A presidência da equipe é de José Ronaldo Rocha, “o Ronaldo da Caern”. Além dele, seu irmão Josinei Rocha, também conhecido como Novo, é o diretor das categorias base e goleiro do elenco titular. Outro jogador que também tem funções na diretoria é o lateral esquerdo Gil Rocha, que é diretor de marketing.
O Nísia Digital realizou uma rápida entrevista com o goleiro Josinei, conhecido como Novo, onde falou um pouco sobre a historia do clube, trabalho com jovens e o clima para a final da Copa Mazapas 2013. “Olha se o meu pai estivesse vivo hoje, talvez ele nem dormisse nessa noite de tão grande seria a expetativa para a final de domingo. Ele era uma pessoa muito apaixonada pelo futebol e pala comunidade. Olhe para esse meninos que estão participando do treino com a gente, se eles não estivessem aqui poderia está em outros lugares fazendo o que não devem”, afirmou o goleiro ao ND. Ele também comentou sobre sua preparação para a final desse domingo: “Minha expetativa para essa final é a melhor possível. Esperamos conquistar esse grande título, que apesar de chamarem de Copinha, pra min é um titulo de nível municipal, já que as melhores equipes da cidade disputaram ele”, completou o goleiro.
A reação no campeonato
Apesar de estar na final, o Estrela sofreu muito nos primeiros jogos da fase de grupo. Foram dois empates e duas derrotas, parecia que nada iria dar certo. O time estava desmotivado e o treinador havia pedido para sair. Em busca de um novo técnico, o time de Barreta foi buscar no experiente treinador Sandoval Teixeira, a peça que faltava para colocar a maquina de jogar futebol para funcionar. Logo na partida seguinte, uma goleada em cima do Cruzeiro de Campo de Santana deu início a sequência invicta de 8 vitorias e 1 empate, nos 9 jogos seguintes.
Em entrevista para o Nísia Digital, o treinador Sandoval Teixeira, que já teve passagem pelas equipes do Palmeiras, Internacional e Olho D’água da vizinha São José Mipibu, além do América de Brejinho, não se escondeu diante do favoritismo do adversário. “Eu gosto é de jogar contra times bons, jogo fácil pra mim não tem graça. Quanto maior o desafio, mais saboroso é o gosto da vitória. Apesar disso, não gostamos de contar vantagem antes do tempo. Durante a primeira fase muitas equipes insultaram o Estrela. Falaram em goleadas, que seriamos o ultimo da tabela, mas dentro de campo mostramos o contrário” disse o treinador.
A concentração do Estrela do Mar começa nesse domingo a partir das 10h00 da manhã, direto da sede do clube (casa de Ronaldo da Caern) haverá ônibus para toda a torcida que queira comparecer à finalíssima, que será realizada no estádio Severino Umbelino, na comunidade do Porto.
Publicidade
Deixe um comentário