Por Redação, do Nísia Digital.
A semana após a inauguração da biblioteca comunitária Maria do Carmo Bezerra Dias: “Dona Mariinha”, o espaço recebeu visitas de estudantes e crianças da Creche Balão Mágico da região, que vieram conhecer o espaço e as atividades lúdicas propostas pela professora Rejane Souza, coordenadora voluntária do espaço. O local, as estantes, assim como a maioria dos livros que compõem a biblioteca foram doados pelo empresário José Maria Figueiredo e sua esposa Valéria Aquino através a FM Executivo Nísia Floresta e UNIFACEX para a professora Rejane de Souza, que, até então, estava desenvolvendo outro projeto social na área de formação de leitor para professores da rede estadual e municipal de ensino de Nísia Floresta, São José de Mipibu e Georgino Avelino, patrocinado pelo Banco do Nordeste – BNDES – Governo Federal.
“A doação chegou no momento certo, pois além de ser desejo da gente, equipe do projeto de formação de leitor, implantar um espaço como este na nossa cidade, a nossa ação anterior estava na iminência de sua finalização. E, assim, este novo espaço possibilitará a continuidade das ações sociais que vínhamos desenvolvendo na área de fomento à leitura, literatura e cultura”, comenta a professora Rejane.
A biblioteca terá uma dinâmica diferente das bibliotecas convencionais, como já pode ser constado durante as visitas das crianças: além de explorar os livros de forma espontânea e ler o que lhes agradem, a crianças também participam de oficinas de desenhos e contações de histórias através do Teatrinho de Fantoches, doados pela UNIFACEX – A equipe que atuará na biblioteca será eminentemente de voluntários.
Essa equipe além da já formada pelo Projeto de Formação de Leitor, há um grupo de jovens da própria comunidade de Tororomba onde se localiza-se o espaço que manifestou o desejo de contribuir com essa ação social e já encontra-se agregado a esse novo projeto. A manutenção do espaço será alimentado por doadores e parceiros, diante disso, a professora Rejane de Souza já recebeu de Leda Empório material pedagógico para a realização das oficinas de desenho e pintura. Está aguardando a doação de mesas e cadeiras por outro parceiro que se dispôs a colaborar: Alcimar Cortez, diretor da Cortez Online.
No que trata sobre eventos especiais, a professora está mantendo contatos diretos com amigos de sua vasta rede de amizades para fechar um calendário com profissionais da cultura, da literatura, música, para animar, periodicamente, o espaço com atividades de contação de histórias, sarais literários, apresentações culturais, oficinas de leitura, de artesanato e muitas outras atividades.
Publicidade
Deixe um comentário