Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
FUTEBOL – Neste final de semana, depois de muitos anos sem frequentar os estádios nisiaflorestenses, se é que dá pra chamá-los por este nome, fui acompanhar o jogo entre Cruzador (Alto Monte Hermínio) e ABC (Mazapas), pela Copinha Mazapas. O time do Alto já foi presidido pelo meu pai, Agripino Marques de Carvalho, e eu nem sabia! Soube há pouco e o carinho pelo clube foi automático. O esporte de nossa cidade precisa de apoio para que possa se desenvolver. O amigo João Paulo assumiu, mesmo que em partes, o setor de esportes na Prefeitura Municipal. Tenho certeza que ele pode fazer muito, desde que tenha autonomia.
CULTURA – O Projeto de Formação de Leitores em Literatura Infanto-Juvenil, que está sendo executado pela professa Rejane de Souza e sua equipe, desde o ano passado, está em alta. A escritora Ana Maria Cascudo, filha de Câmara Cascudo, e Dalianna Cascudo, neta do folclorista, são presenças confirmadas na mostra marcará a culminância dessa ação, que e patrocinada pelo Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal. Em outro momento, Dalianna já colaborou com o projeto doando cerca de 200 livros.
POLÍTICA – O que mais se fala nos bastidores da política de Nísia Floresta é sobre a exposição dos salários dos servidores municipais no portal da transparência da prefeitura, principalmente da família que está no poder há muitos anos. Esses dados também tem gerado bastante caras feias daqueles que trabalham mais e ganhou menos que os que não se esforçam tanto. Políticos de hoje e de ontem estão destrinchando as informações publicadas.
SEGURANÇA – Impressionante a ousadia que a impunidade gera nos criminosos. Nesta segunda (15) policiais militares do PROERD, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estiveram na Escola Yayá Paiva para realizar palestras relacionadas à segurança nas instituições de ensino. Entretanto, enquanto a concentração de pessoas estavam no pátio de cima, onde acontecia o momento com os PMs, pularam o muro de trás e roubaram mochilas de alunos que estudam na parte mais baixa da EMYP. Parece até brincadeira, mas um professor me contou há pouco.
REALIDADE – Quem vem até o Centro de Nísia imagina que todo o município é desse jeito: bem arrumado sem graves problemas estruturais que seja facilmente perceptíveis. Mas, em comunidades afastadas, existe uma falta de infraestrutura e grande níveis de pobreza. Um dos desafios dessa nova gestão é melhor distribuir os recursos públicos. Além de melhor dividi-los nas regiões mais frágeis, sugiro que mais áreas sejam contempladas, não apenas há questão de construções. Recursos federais estão por aí “dando sopa”, esperando pelos projetos.
EXEMPLO – Uma das reportagens que chamaram mais atenção na edição de ontem (14) do programa Fantástico, da TV Globo, foi a que mostrou a bela história Debora Seabra, uma potiguar de 31 anos. Ela é portadora de síndrome de Down, que venceu inúmeros desafios até conseguir professor assistente em uma escola de Natal. Superação é com ela mesma. Essas história são realmente inspiradoras.
ESTRADAS – Não param de chegar até a nossa redação reclamações referentes as estradas nisiaflorestenses. Se eu for postar tudo, se tornará repetitivo, assim como é essa situação ano após ano. No facebook postaram uma imagem onde o pode executivo usou uma material inadequado para tentar diminuir os transtornos pelos grandes buracos existentes em trecho da via que liga o Centro à comunidade do Porto.
FELICITAÇÕES – Espero que os amigos não acreditem nessa história de que desejar feliz aniversário antecipado dar azar (risos). Segue as minhas felicitações paras aqueles que apagam mais uma velinha nesta semana: Ajosenildo (Ido), Vanúbia Luz, Maurício Muniz, Raquel Batista, Júnior Gonçalves e Débora Torres. Tudo de bom para vocês!
Publicidade
Deixe um comentário