Por Alexandre Freire, do blog De Olho em Mipibu.
O paroquiato do Padre Matias Soares, em São José de Mipibu, em apenas 3 anos, está pautado na transparência, aplicação financeira coerente, construção e reforma de templos religiosos por todo o município, excelente atuação religiosa e, principalmente, a aceitação e/ou aprovação dos paroquianos. Proveniente de formação européia e homem de princípios familiares, Matias chegou às terras mipibuenses para honrar, trabalhar com seriedade e organizar a paróquia de Sant’ana e São Joaquim e instituições mantidas pela igreja.
1. Estrutura física:
Igreja Matriz de Sant’ana e São Joaquim. Templo que deu origem à formação sócio-religiosa de São José de Mipibu-RN. Manutenção e zelo constantes pelo patrimônio religioso. Uma louvável ação do Padre Matias foi o pedido para a retirada de festas de grande porte em frente à igreja, eventos que possibilitavam a depredação e manchavam a imagem do maior e mais precioso templo religioso da cidade.
. Construção das capelas de Areia Branca, Bonfim I, Sítio Buraco, Todos os Santos, Baxio, Zuador e Centro Administrativo Paroquial (estas 4 últimas, obras em andamento); construção do centro pastoral de Manimbu e terreno para a construção das capelas de Quebra Fuzil e Bica.
De acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e providências financeiras por parte da paróquia, o Abrigo da cidade passou por uma reforma estrutural significativa e adequada
. Reforma nas capelas do KM 38, Rocinha, Mendes (parte interna) e no Abrigo Anízia Pessoa. Além de acabamento da capela do Vale do Lírio. Além de apoio às novas comunidades (Boa Nova, Shalon e Magnificat). A paróquia adquiriu 2 veículos para os trabalhos pastorais.
O Centro Social mipibuense recebeu o nome do saudoso e um dos grandes religiosos do estado, Monsenhor Antônio Barros. Atualmente, a paróquia realiza inúmeros eventos ligados à igreja, bem como cede e/ou aluga para momentos sociais em nossa cidade.
Apoio à instituição educacional Instituto Pio XII, cuja diretora é a professora Maria de Lourdes Palhano Dantas, sob a presidência do Padre Matias Soares, na função de diretor-presidente.
2. Estrutura Pastoral:
Organização pastoral da paróquia em setores missionários, contando com 11 setores (4 urbanos e 7 rurais). Cada setor elabora um planejamento de atividades em consonância com as metas propostas pela paróquia.
As famílias e a união entre os casais se fortalecem na fé através do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e a Pastoral Familiar.
Pastoral da Juventude
Formação de jovens para a implantação do SEGUE-ME na Paróquia de Sant’ana e São Joaquim. Nesse contexto, há o envio de jovens para a comunidade religiosa dos filhos de Sant’ana.
A paróquia tem dado total apoio efetivo e afetivo a todos os grupos, pastorais, movimentos e serviços paroquianos.
IV Congresso Eucarístico Paroquial…
… nos 250 anos da paróquia, fortalecendo as tradições paroquiais e do povo mipibuense.
Revitalização dos conselhos pastoral e administrativo que têm a missão de promoverem e apoiarem as ações administrativas e pastorais da paróquia sob a direção do pároco. Organização das contas da paróquia. Mensalmente, reunião dos conselhos e prestação de contas na matriz e nas comunidades da zona rural. Semestralmente, assembleias de planejamento e avaliação pastoral e administrativa.
Encontro de formação de lideranças.
Organização da catequese em toda a paróquia; revitalização da pastoral da criança; encontros mensais com as religiosas, para formação de momentos de fraternidade; formação constante de lideranças nos 11 setores missionários e missão permanente, sobretudo, no Natal em Família, Quaresma e, agora, na Semana Nacional da Família.
Além da presença em massa do povo católico mipibuense em todos os atos religiosos, seja na Igreja Matriz como na zona rural do município, a igreja tem seu espaço na Rádio Comunitária Olho D’água FM, por meio dos programas Orando com Maria e Som e Vida. Na imagem, o Pe. Matias apresentando o Plano Pastoral Paroquial 2013 e os preparativos para a Festa dos padroeiros, Sant’ana e São Joaquim.
Este ano, a festa dos padroeiros terá início no dia 16, encerrando em 26 de julho e contará com vasta programação religiosa e cultural. Importante lembrar que essa festa fora revitalizada, estruturada e fortalecida no centro e em todas as capelas, localizadas em comunidades rurais do município. Atualmente, após paroquiato do Pe. Matias Soares, o número de capelas e fiéis aumentaram, significativamente, o que motivou mais assistência por parte da igreja e membros religiosos. Em função do aumento de missas, confissões, além de planejamento e ação efetiva, é visível a aceitação e presença em massa de religiosos em todos os momentos católicos de São José de Mipibu-RN.
A valorização das tradições:
O povo mipibuense tem como principal referencial religioso a figura do saudoso Monsenhor Antônio Barros, um homem que deixou um grande legado sócio-cultural e plantou a semente da fé no seio das famílias de São José de Mipibu. A igreja cumpre a função mais primordial, que é a de evangelizar e zelar pela fé dos paroquianos.
Publicidade
Deixe um comentário