Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Com a presença do antropólogo e morador da cidade há cerca de trinta anos, Osmar Medeiros, a Câmara Municipal de Nísia Floresta – CMNF – realizou mais uma de suas sessões ordinárias na manhã desta quarta-feira (12). Novamente com mais de 30 minutos de atraso para o seu início, a sessão contou com algumas preposições importantes por parte de alguns parlamentares. É justo frisar que o número de requerimentos já se aproxima dos 300, apenas neste primeiro semestre de 2013. Na oportunidade, o secretário de transportes e viação, Cide Ferreira, falou sobre a sua pasta, mas isso será tema de outra reportagem do Nísia Digital.
O primeiro requerimento que merece destaque foi o do vereador Eugênio Gondim, onde ele pede que a Prefeitura Municipal busque um convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Cidadania para que seja implantando o projeto “ronda nas escolas”, nas instituições públicas de ensino de Nísia Floresta. Segundo o parlamentar, o projeto já vem surtindo efeitos significativos em outras cidades e não se trata dos policiais fazerem vistorias entre alunos, professor e funcionários, mas sim que, com a constante presença deles, possam trazer mais ordem para os colégios, mostrando que autoridades policiais estão atentas.
Na sessão anterior, o vereador Eugênio, reforçando um antiga luta de muitas pessoas, solicitou que fosse construído um memorial em homenagem à escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta. Hoje, um requerimento do vereador presidente, Jorge Januário, solicitou que ao menos fosse revitalizado e melhorado o mausoléu da filha mais ilustre da cidade. Em anexo, foi uma carta escrita pelo antropólogo Osmar Medeiros, que será encaminhada à prefeita Camila Ferreira, onde fala da importância de ser preservar os feitos de Nísia Floresta e que o lugar onde descansam os restos mortais da mesma, sejam dignos e adequados para a visitação pública.
Em mais uma sugestão do Sr. Osmar, o presidente da casa propôs a criação do museu da pesca artesanal na cidade de Nísia, com a justificativa de explorar o nosso patrimônio cultural protegido pelo APA Bonfim Guaraíras. Além de ser um atrativo turístico e sendo legado dos povos indígenas que por aqui viveram, terá potencial de preparar a rede de ensino no município do que diz respeito a ecologia. Osmar ainda se dispõe a capacitar os pescadores nisiaflorestense para atividades na indústria do turismo.
Também na área da segurança, a vereadora Polyana Dias apresentou um requerimento solicitando a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), no município. Com o grande objetivo de tentar reduzir o uso de drogas e a violência entre os estudantes, por meios de policias treinados para palestrarem sobre essas temas. Segundo a vereadora, todos tem acompanhando assustado o crescimento da violência das comunidades mais afastado e também no Centro de Nísia Floresta, e que o citado programa pode contribuir para que não venhamos a perder mais vidas de forma precoce.
Levantado o assunto de uma possível audiência pública sobre a temática da segurança, que foi uma proposição do vereador Rogério Trindade, foi dito que problemas na agenda podem dificultar a presença do secretário estadual no debate. Sendo assim, o vereador Eugênio Gondim propôs que todos os vereadores marcassem uma audiência com o secretário, convocando também a imprensa local e natalense, para que possa discutir sobre o tema e o que poderia ser feito para aumentar a segurança na cidade. O presidente Jorge afirmou que estão vendo a questão da audiência, mas que achou muito válida a ideia de Eugênio e que isso pode ser estudado.
Antes de começarem as perguntas ao secretário e ao sub-secretário de transportes, Eugênio ainda voltou a fazer críticas ao programa Conversando com José Maria, atração dos sábados da rádio local, FM Executivo 87,9. Dentro desse tema, nossa redação obteve a informação que esse embate entre a casa legislativa e a rádio ainda pode render muito. A assessoria jurídica da CMNF está se preparando para tratar da suposta declaração que teria sido feita no programa de rádio. Do outro lado, o apresentador nega ter falado o que foi dito em plenária e também irá acionar os seus advogados.
A Câmara ainda informou que tentará trazer o secretário de agricultura e pesca, Anadelson Gadelha, antes do recesso parlamentar que terá início no próximo mês, para que o mesmo também possa falar sobre suas ações e projetos na respectiva pasta do executivo municipal.
Publicidade
Deixe um comentário