PREOCUPA A SITUAÇÃO DOS ACESSOS À UMA DAS PRINCIPAIS LAGOAS DE NÍSIA FLORESTA

Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

2013-06-23 08.51.48Não é de hoje que todos sabem que um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento do turismo na cidade de Nísia Floresta é a falta de estrutura. Nesse quesito, inclui-se as péssimas condições das estradas nos acessos das lagoas existentes do município, como é o caso do Carcará, que localiza-se na comunidade de Timbó. O local é um dos mais procurados por turistas que visitam a antiga Papary.

Após um dia inteiro de chuva, como ocorreu recentemente, dois acessos ao Carcará – seguindo pela comunidade do Alto Monte Hermínio, passando pelo “Campo Florestal” e também seguindo pela comunidade de Tororomba – no dia seguinte, estavam quase intransitáveis por veículos de menor porte, tendo em vista a grande quantidade de água empossada que formam verdadeiras lagoas de lama. Uma imagem nada positiva para o turismo local.

2013-06-23 14.13.52

No período do inverno, a comunidade de Timbó, fica praticamente ilhada, já que nenhum de seus acessos tem estradas pavimentadas, sendo a maioria feita de uma espécie de barro. Quando as chuvas são intensas, apenas os motoqueiros – que conseguem achar alguns pontos de travessia – e os proprietários de veículos que tenham boa tração, conseguem se descolar do distrito para o Centro e vice-versa, com certa tranquilidade.

2013-06-23 14.10.27

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini chegou a garantir a estruturação de alguns acessos às lagoas nisiaflorestenses, em janeiro de 2012, na ocasião da assinatura da ordem de serviço de um trecho da RN-063, na praia de Barreta. Ela afirmou inclusive que o dinheiro viria do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (PRODETUR/NE), do Banco do Nordeste. Mas até o momento, não existe nada de concreto em relação à isso.

2013-06-23 14.12.37

No âmbito municipal, .o que comenta-se é que existem chances reais da estrada que liga Tororomba à Timbó, saia finalmente do papel. Em conversa informal com o Nísia Digita, em certa oportunidade, a prefeita Camila Ferreira chegou a comentar que essa obra era de suas grandes metas e que o recurso estaria praticamente garantido. Após viagem recente de Camila à Brasília, surgiu a informação que houve certas promessas de emendas, vindas de deputados, visando a melhorias de algumas vias da cidade.

Publicidade

Compartilhe

4 respostas para “PREOCUPA A SITUAÇÃO DOS ACESSOS À UMA DAS PRINCIPAIS LAGOAS DE NÍSIA FLORESTA”

  1. Jário Correia do Nascimento

    Vergonha para aqueles que detém o poder e administram nossa cidade ao longo de muitos anos.

  2. Maria Eduarda de Oliveira

    Estão pensando nos turistas, e a população que mora lá, e precisa sair todos os dias, tive que visitar aquela comunidade e era dia de sol, sabe quanto o moto táxi cobrou??? 7 reais, gente fui na posse da Prefeita e um dos discursos foi que a estrada do Timbó seria uma das primeiras obras, sabe quando essa estrada vai sair…………na próxima campanha a estrada vai ser motivo de troca de votos…… e assim vai.

    1. Ajosenildo

      SONHO x ILUSÕES

      Esse é o sentimento que o povo que reside na comunidade de Timbó ainda vive até hoje, desde que me entendo de gente, que vejo em todas as campanhas políticas usarem essas péssimas estradas como grandes promessas, deixando assim todos acreditando que vão fazer, mas a cada fim de mandato as promessas não passaram de DOCE ILUSÕES! E o povo cada vez mais acreditando em quem mente mais.

  3. SGT NORMANDO

    Timbó, Pium, Lago Azul, Carcará, Hortigranjeira, Alcaçuz, Jenipapeiro, Todas às estradas com responsabilidades do município estão totalmente em péssimas condições de trafegar. Bem como, a estrada que liga Pirangi à Pium, passando por Alcaçuz, Hortigranjeira, que pertence ao estado. Hoje presenciei um manifesto de moradores e Moto – Taxistas que trabalham usando essas estradas no Núcleo Colonial do Pium. Tal veis a primeira de muitas que podem vim por ai.

    SGT NORMANDO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *