Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
A Prefeitura Municipal de Nísia Floresta encerrou a série de audiências públicas onde o objetivo foi debater sobre o Orçamento Participativo e o Plano Plurianual de Investimento (PPA), na manhã desta sexta-feira (28). O evento, que aconteceu no clube dos idosos Francisca Galiza de Vasconcelos, teve a presença da prefeita, Camila Maciel Ferreira; do vice-prefeito, Josimá Trindade, e também de secretários e sub-secretários municipais, coordenadores e do vereador Linderval Freire.
A audiência abrangeu o Centro e as comunidades do Porto e de Tororomba, onde, em um primeiro momento, foi explanado sobre a importância do evento e sobre os temas principais do debate. Em seguida, quem quis se manifestar pôde dá sua opinião sobre em quais setores do lugar onde vivem, deve ser aplicado a maior parte dos investimentos.
No Centro, uma unanimidade foi a instalação de um pronto atendimento 24h. O saneamento das principais e das demais ruas da região também foram solicitados por aqueles que fizeram o uso da palavra. A construção de um mercado público e de um novo terminal rodoviário, foram outros pontos citados nas falas.
Para o território compreendido como Alto Monte Hermínio e adjacentes, o saneamento também foi bastante solicitado. Uma moradora solicitou que fosse instalada uma quadra na escola pública da comunidade. Outra pessoa ainda complementou dizendo que deveria haver o mesmo espaço fora da escola, para o uso de toda a comunidade.
Ao final da audiência, foram definidas as sugestões que se destacaram como prioridades e foi definido o delegado que irá acompanhar a construção do orçamento e também poderá participar das conferências estaduais e nacionais, o escolho foi Alexandre Reinaldo. Também foi informado que os relatórios serão enviados para apreciação da Câmara Municipal, bem como o orçamento e o PPA.
A maioria das pessoas que se pronunciaram, lamentaram a pouca participação dos moradores das comunidades atendidas. Os membros da Prefeitura Municipal afirmaram que foi feita a divulgação e foram disponibilizados ônibus para os distritos, mas mesmo assim as pessoas não compareceram. Justamente por esse fator, não houve sugestões específicas para a comunidade do Porto
Entretanto, o poder executivo fez questão de agradecer aqueles que participaram nesta e nas demais audiências que percorreu todas as regiões de Nísia Floresta. Segundo a gestão municipal, esses eventos deve continuar a acontecer, trazendo o povo para participar da mesma.
Publicidade
Deixe um comentário