Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
Nas últimas semanas uma área de proteção ambiental, segundo o IDEMA, está sendo alterada para a abertura de ruas para um loteamento que poderá ser construído nas proximidades da lagoa do Carcará, na cidade de Nísia Floresta. O loteamento será denominado “Minhoto IV – Lagoa do Carcará”, sendo de propriedade da empresa do ramo imobiliário Bastos Pintos, que diz ter uma autorização para tal, desde dos anos 80.
Algumas pessoas que se disseram proprietárias de terrenos na área e que detém escrituras que comprovam isso, procuraram o Nísia Digital para informar a situação. Segundo Jori Edmilson Plácido, um dos proprietários, todos estão revoltadas com a situação e dizem que a empresa não teria o direito de desmatar parte do território, já que seria uma área de preservação do meio ambiente. Segue algumas fotos que o grupo enviou ao ND:
Existe um grande impasse nessa situação. Como consta em uma das placas colocadas pela imobiliária, a planta foi aprovada pela Prefeitura Municipal de Nísia Floresta no de 1982. É necessário saber se a área já era protegida por lei naquela época, para saber se a planta foi aprovada com o aval do IDEMA, ou não.
Procurado por nossa redação, o secretário municipal de tributação, Gustavo Santos, disse que não há nada de ilegal no que compete ao executivo municipal. “Desde 82 existe uma documentação na prefeitura que aprova o referido loteamento e ela está à disposição de todos que queiram verificar. Aqueles que se sintam prejudicados deverão procurar a justiça e tentar resolver sua situação separadamente. Nossa parte foi feita dentro da lei”, afirmou o secretário.
É preciso apurar todas as responsabilidades do caso. Pelo visto, o impasse só deverá ter um fim na justiça. O que sabemos que pode demorar muito tempo. Quem tem a razão?
Publicidade
Deixe um comentário