GRADUANDOS DA UVA APRESENTAM SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Por Redação, do Nísia Digital.

944212_10200505222465082_1326863130_nA professora Rejane de Souza, através da Disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa, orienta mais um projeto inovador para os graduandos do Curso de Pedagogia – UVA – Pólo São José de Mipibu – envolvendo o lúdico. Dessa vez, a ação foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira fase, os graduandos foram orientados a construir um plano de aula que tinha como suporte os livros de literatura infanto-juvenil e sugestões metodológicas. Para cada grupo, a professora estabeleceu uma estratégia. Realizada essa etapa.

A segunda orientação foi a de que os grupos colocassem em prática as atividades propostas pelo plano de sala de aula. “Trata-se de uma ação pedagógica que envolve teoria, pesquisa, planejamento e a prática. Prática essa em que os graduandos, muitos deles professores que atuam na rede de Ensino estadual e Municipal de suas regiões, podem adaptar e realizar em suas salas de aulas, tornando o processo de aprendizagem da língua portuguesa mais prazeroso e significativo,” reflete a professora Rejane.

198731_10200505269106248_1871567673_n

581864_10200505223905118_1105648920_n

294219_10200505249225751_868041456_n

983815_10200505228985245_533969858_n

O seminário foi realizado hoje, 25, na Escola Estadual Francisco Barbosa – Pólo UVA São José de Mipibu. Os graduandos do curso dos Municípios de Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arez e Goianinha, com evidente motivação, realizaram o seminário que envolveu jogos, peças teatrais, alfabeto móvel, utilizando os mais diversos gêneros textuais em suas práticas, transformaram o espaço da sala de aula em uma verdadeira feira do conhecimento e mediação de saberes entre os grupos.

312159_10200505240705538_218399560_n

261632_10200505223265102_656434477_n

300641_10200505252825841_236490381_n

931278_10200505265426156_2101327327_n

O método proposto pela professora, além de dinamizar a aula, revela o potencial criativo que cada um tem e desperta para o repensar das práticas educativas em sala de aula. É importante salientar que o maior desafio dos docentes é o de desenvolver as práticas leitoras consistentes de seus educandos, e esses projetos pedagógicos podem ser dos caminhos para essa formação leitora.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “GRADUANDOS DA UVA APRESENTAM SEMINÁRIO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL”

  1. nildeni

    Parabéns pelo trabalho. amei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *