Por Redação, do Nísia Digital
Em sua quarta edição, o projeto de formação de leitor em literatura infantil de forma lúdica realiza, com sucesso e criatividade, a sua oficina de leitura. O projeto é coordenado pela professora Rejane de Souza, que teve o projeto selecionado pelo BNB Cultural, que o financia junto com o BNDES e Governo Federal. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (17), no Centro Pastoral Isabel Gondim, em Nísia Floresta.
Nessa edição, a oficina de leitura foi realizada em duas etapas: primeira parte: divulgar o potencial local e representar as mães em alusão ao mês de maio. Para isso, o projeto convidou a professora Sueli Celestino dos Anjos para apresentar a sua produção literária que envolve cordéis e outras poesias.
A referida professora nisiaflorestense é a atual diretora administrativa da Escola Municipal Yayá Paiva. Diante disso, a ambientação do espaço criada pelos jovens, que atuam no projeto, foi de coração, flores e as poesias da professora Sueli, contextualizando, assim, a simbologia do mês.
Na segunda parte, a professora Rosires Paiva, que é especialista em Alfabetização, realizou a oficina de confecção de livro, utilizando a cultura de Nísia Floresta como temática. A professora mostrou aos docentes, jovens e Agentes de Leitura novas formas de provocar a curiosidade dos alunos para a leitura e releitura dos livros de literatura e do folclore.
Toda equipe se envolveu na atividade através da produção coletiva do livro: Nísia Cultura. Dividida em grupos, cada um ficou responsável por uma atividade em prol da construção do livro.
“A cada etapa desse projeto, além da sensação de alegria em presenciar o talento e criatividade das pessoas do lugar onde nasci, percebo que o projeto traduz o meu sonho inicial: resgatar e divulgar sempre o rico potencial de nossa gente de forma autêntica, sem a ideia de exploração, mas de valorização”, comenta a professora Rejane.
O projeto tem o jeito de ser e de fazer dos nisiaflorestenses. E para fortalecer mais o fomento ao livro e à leitura na região, a professora convidou para participar da formação os Agentes de Leitura que, na próxima semana, inicia, também, o trabalho de incentivo à leitura nas comunidades carentes de Nísia Floresta.
Em junho o projeto fará sua última oficina com um grande evento que ainda terá sua data definida e deverá envolver diversos setores e parceiros para fechar com chave de ouro este primeiro ano de atividades.
Publicidade
Deixe um comentário