Por Redação, do Nísia Digital.
A notícia do risco eminente do fechamento do hospital maternidade Apami, em São José de Mipibu, foi um dos assuntos mais discutidos nos últimos dias, na região agreste do Rio Grande do Norte. Tudo isso por causa de um remanejamento de profissionais da referida unidade ao hospital regional Monsenhor Antônio Barros, por parte da Secretaria do Estado de Saúde Pública, o que levaria a instituição a falência.
Após um movimento pró Apami que foi iniciado direção e funcionários, que ganhou o apoio da população em geral, da mídia local e depois de duas audiências com a governadora Rosalba Ciarlini, que contou com a presença dos deputados estaduais Hermano Morais e Fábio Dantas, do prefeito Arlindo Dantas, dos vereadores mipibuense, do pároco da cidade e da direção da entidade, ficou decidido que a instituição permanecerá realizando partos, agora fazendo parte de um consórcio envolvendo outras cidades.
Segundo a direção da Apami, as atividades serão retomadas com 50% do efetivo de médicos e a situação deverá permanecer por um período de seis meses. Haverá também uma reestruturação física na unidade, que deverá continuar atendendo pacientes vindas das cidades vizinhas. Confira o texto enviado pela direção à redação do Nísia Digital:
As turbulências estão passando, dias de muita tensão. Estivemos na iminência de ver a maternidade dos mipibuenses e cidades irmãs fechar. Mas, com a bravura e a luta das pessoas do bem de São José de Mipibu, autoridades vinculadas a esta região, cidadãs e cidadãos comprometidos com tão nobre causa, obteve-se a sensibilização do Governo do Estado, proporcionando a viabilização do funcionamento da instituição, que será reestruturada para atuar como maternidade, com novo perfil.
As instalações físicas já estão sendo melhoradas e as atividades estão em estudo pela Diretoria Técnica, que serão definidas em conjunto com os parceiros atuais: Governo do Estado, Prefeitura Municipal de São José de Mipibu e demais municípios pactuados. Outros parceiros poderão surgir.
A APAMI fará ampla divulgação dos serviços a serem prestados, assumindo desde já o compromisso de melhoramento contínuo, de maneira a atender os anseios de toda a população.
Muitas dificuldades ainda serão superadas, para isto, além do esforço redobrado dos que fazem a instituição, será imprescindível e importante a participação da comunidade. O momento é de agradecimento por tanto apoio, pela mobilização, pelas ações práticas, pelas orações, enfim, por tudo.
Publicidade
Deixe um comentário