Por Agripino Junior, do Nísia Digital.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, esteve na tarde desta sexta-feira (19), realizando uma inspeção em um dos pavilhões do presídio estadual de Alcaçuz, localizado em Nísia Floresta. Em sua companhia estiveram a diretora do presídio, Dinorá Simas, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Anderson Silvino e o juiz Henrique Baltazar. Durante a visita, Barbosa pode ver a situação caótica do local.
“As unidades prisionais do estado não respeitam padrões mínimos de dignidade humana”, disse Barbosa sobre o sistema prisional do RN. “A situação é caótica. A situação do sistema do Rio Grande do Norte é uma das mais graves do país”, comentou o o ministro que, em seguida, teve uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini.
O ministro apontou algumas ações urgentes que devem ser realizadas para amenizar a situação. “As medidas mais urgentes são: construção imediata em regime de total urgência de novas unidades prisionais e ainda a ampliação e renovação das unidades existentes que não respeitam padrões mínimos de dignidade”, concluiu Joaquim.
As fotos a seguir foram retiradas da página oficial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, no facebook. Os créditos são de Tasso Pinheiro/Assessoria TJRN (a imprensa não teve acesso ao interior do presídio durante a inspeção):
Publicidade
Deixe um comentário