Por Agripino Junior, do Nísia Digital.

DSCN3573O município de Nísia Floresta vivenciou um momento histórico nessa quinta-feira, dia 15. A Igreja Católica, em uma grandiosa festa, celebrou os cinquenta anos da Campanha da Fraternidade com a presença de diversos bispos do Regional Nordeste 2 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; de autoridades civis estaduais e municipais, e de diversos sacerdotes da Arquidiocese de Natal e de outras Arquidioceses e Dioceses.

Antes mesmo do início oficial do evento, o Pe. Fábio Pinheiro Bezerra, administrador da paróquia de Nísia Floresta, teve bastante trabalho ao atender a imprensa que veio em bom número para acompanhar o dia festivo. Os jornalistas também buscaram bastante o professor Otto Santana e as irmãs da Congregação de Jesus Crucificado. Também houve um coffee-break no Centro Pastoral Isabel Gondim.

As celebrações tiveram início com a Santa Missa que foi presidida pelo bispo referencial para a CF no Nordeste, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, sendo concelebrada pelos demais bispos e sacerdotes presente na igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, que esteve completamente tomada por fiéis vindos de toda parte da cidade, do RN e de outros estados.

DSCN3509

“Os ritos da Santa Missa foram impecáveis”, disse o Pe. Cláudio Luiz de Carvalho, pároco de São Francisco de Assis, na cidade de Pedro Velho. Os padres João Batista Chaves da Rocha e José Lenilson de Morais, que já passaram pela paróquia de Nossa Senhora do Ó, também participaram e ficaram encantados com a beleza da festa, bem como filho da terra, Pe. Antônio.

Ainda durante a celebração eucarística, um momento emocionou a todos: duas das irmãs da congregação de Jesus Crucificado, que participaram do início da CF, em Timbó, contaram um pouco da história das ações que as mesmas, juntamente com os paroquianos da época, realizavam. “Ficamos muitos felizes de estarmos aqui celebrando os 50 anos da inspiração de Dom Eugênio Sales e que nós pudemos contribuir junto a esse povo querido”, disse a irmã Neuza. Otto Santana também falou um pouco sobre aquelas experiências da década de 60.

DSCN3533

Após a missa foi reaberta a Casa Rainha dos Apóstolos, onde as irmãs missionárias viveram boa parte de sua missão em Nísia Floresta. Todas as autoridades religiosas e civis, incluindo a governadora Rosalba Ciarlini e prefeita Camila Ferreira, prestigiaram o momento. O Pe. Batista leu o decreto que torna a casa um espaço de preservação de memória e de responsabilidade da paróquia de Nossa Senhora do Ó.

O próximo passo foi a visita à comunidade do Timbó. Com certo atraso, a comitiva partiu do Centro à comunidade rural quando já eram quase 18h. No berço da CF, todos foram recebidos calorosamente por centenas de pessoas que aguardavam ansiosamente em frente a capela de São Gonçalo. Uma apresentação ao som de uma música alusiva a festa, deu as boas vindas a comitiva dos bispos. Logo em seguida, a comitiva visitou o interior do capela.

DSCN3576

A animadora da comunidade, Piedade Bezerra, leu um texto em acolhimento a todos que comparecem ao Timbó: “É uma grande honra e alegria recebermos todos vocês aqui, onde germinou a CF e onde ela continua viva”. Sua irmã, Maria Bezerra, contou, em forma de versos, a história da Campanha, versos esses que a CNBB quer disponibilizar em seu site oficial.

Dom Leonardo discursou em tom de agradecimento pela importância do povo cristão desse município para o nascimento e desenvolvimento da CF. “A CNBB queria dizer apenas obrigado. Muito obrigado por tudo que vocês fizeram e continuam a fazer”. Dom Jaime também fez seu pronunciamento frisando a importância de Nísia Floresta para a história do pioneirismo da Igreja no Brasil.

DSCN3595

Para encerrar com chave de ouro uma das maiores festas que a cidade já viu, a banda Cantores de Deus realizou um grande show cantando músicas que tocam o coração falando de Jesus e de sua mãe, Maria. Momentos que jamais serão apagados das mentes de todos que puderam vivenciá-los.

Veja abaixo uma galeria com mais registros fotográficos desta grande festa:

[nggallery id=121]

Créditos das fotos: Agripino Junior/ND.

Publicidade

Compartilhe

Uma resposta para “50 ANOS DA CF SÃO CELEBRADOS EM NÍSIA FLORESTA”

  1. Vejam este vídeo e pensem melhor se servem de alguma coisa essas campanhas chamadas de “da Fraternidade”.

    https://www.youtube.com/watch?v=p1J9JRkdTiA&feature=youtu.be&fb_source=message

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *